Ms. Marvel: a cultura islâmica na construção da série

Desde o primeiro episódio, Ms. Marvel se preocupou em adicionar diversos detalhes da cultura islâmica em sua produção, entrelaçando a trama de origem dos dons de Kamala Khan (Iman Vellani) com a própria história da cultura muçulmana. Um exemplo disso é a importância que a “Partição” tem no enredo.

A Partição se deu após a independência da Índia no período posterior à Segunda Guerra Mundial. Com a Inglaterra enfraquecida, Mahatma Gandhi liderou o povo indiano em uma revolução pacífica para se libertar da colonização britânica, o que causou a independência no ano de 1947.

A saída da Inglaterra como colonizador era, porém, apenas um dos problemas que a Índia enfrentaria nos anos seguintes. Com uma população composta por Indus e Muçulmanos, o território indiano foi dividido em três afim de comportar cada população, sendo eles a própria Índia, o Paquistão e a região da Caxemira – que passa por conflitos até hoje.

Essa repentina mudança fez com que milhares de muçulmanos tivessem que se deslocar para o Paquistão para ao mesmo tempo se salvar da segregação e da guerra civil que se espalhava pelo território indiano, como é mostrado no 4° episódio da série focado na bisavó de Kamala.

Além de fatos históricos importantes da cultura paquistanesa, a atração se aprofunda na questão cultural e religiosa islâmica, principalmente na figura da família Khan e nos amigos de Kamala, apresentando a cultura muçulmana com toda a sua diversidade, suas vestimentas, festas, tradições e, principalmente, retratando-a como uma cultura cheia de amor e proximidade familiar, fugindo do estereótipo de cultura violenta e patriarcal.

Após a série, a Ms. Marvel está confirmada no próximo filme da Capitã Marvel (Brie Larson) junto com a heroína Mônica Rambeau (Teyonah Parris), que tem previsão de estreia para o meio do ano de 2023. Após a sequência de Capitã Marvel, não existem outros projetos confirmados com Kamala Khan, mas são grandes os rumores de que a Ms. Marvel possa compor uma nova formação dos Jovens Vingadores com os outros personagens já apresentados.

Next Post

Elvis traz explosão de gingado e show de atuações

A cinebiografia de Elvis Presley, intitulada “Elvis”, é o mais novo longa da Warner Bros. Pictures, assinado pelo diretor Baz Luhrmann (Moulin Rouge e O Grande Gatsby). O filme estava previsto para 2019, mas, devido à pandemia de Covid-19, chegou somente nesta semana aos cinemas. A trama relata a vida […]
Elvis traz explosão de gingado e show de atuações