Focada em contar as histórias do Limoeiro sob a perspectiva dos animais da Turma da Mônica, Mingau: Apego é mais uma história emocionante do selo MSP.
A vida sob a perspectiva de Mingau
A história é toda contada sob a perspectiva do gatinho de estimação, Mingau, e como é a vida de um gato. Entre fugidas para passear pelo bairro, brigar com os cachorros da vizinhança e comer, um dia Mingau sai de casa e não consegue encontrar o caminho de volta. Com isso, nós podemos ter uma noção de como o mundo é grande e assustador na perspectiva de um animal.
Após se perder, Mingau precisa dar um jeito de voltar pra casa de Magali, enfrentando vários perigos pelo caminho. Além de contar uma bela história, com desenhos lindíssimos, “Apego” também é uma reflexão sobre o abandono de animais. Além de alertar sobre os perigos que os bichinhos de rua precisam enfrentar diariamente para sobreviver.
Ainda assim, a história também mostra o sofrimento que é quando um bichinho de estimação some de repente. Sendo assim, tal como um membro da família, a angústia de perder um pet é mostrado com a delicadeza e preocupação que a situação passa na realidade.
Universo MSP
Ainda, outro ponto bacana que a HQ traz é a conexão com outras histórias Maurício de Sousa Produções. Sendo assim, “Apego” traz referências a outras histórias do selo MSP, tal como Turma da Mônica: Laços.
Além disso, vale ressaltar que ambas as histórias têm propostas parecidas, “Laços” com o sumiço de Floquinho e “Apego”, o de Mingau. Contudo, enquanto um foca nas relações entre a turminha, esta busca conscientizar sobre o mundo caótico que construímos para os animais, principalmente os de estimação.
Em síntese, ‘Mingau: Apego’ é mais uma narrativa linda e consciente do universo MSP. Dessa vez, sob o sensível olhar de um gatinho de estimação.