Lives que estimulam a criatividade fazem sucesso na quarentena

O mundo vem enfrentando a pandemia do novo coronavírus nos últimos meses, e a necessidade de ficar em casa trouxe desafios inesperados principalmente para os pais de filhos pequenos, que devem cuidar das crianças enquanto realizam o home office.

Sem poderem sair para brincar e diante do fechamento das escolas, as opções de atividades acabam se limitando. Além do lazer, o desenvolvimento pedagógico também pode ser afetado nesse período, como explica a pedagoga Daniela Teixeira: “as crianças sentem essa grande mudança e, mesmo que mantenham os hábitos de estudos, ainda sentirão falta do ambiente e das relações que construíram na escola”.

Neste cenário, recorrer a vídeos de internet pode ser uma boa tática para entreter os filhos e estimulá-los a aprender coisas novas. Daniela ressalta que é importante procurar por conteúdos educativos, que façam com que as crianças explorarem habilidades motoras e a imaginação. “A internet está repleta de vídeos proveitosos. O ideal é que os pais pesquisem, conheçam e até mesmo assistam com os filhos para apontarem as melhores opções”, sugere.

O youtuber Ronaldo Azevedo, conhecido como Gato Galactico, tem apostado nas lives na quarentena. 

O youtuber Ronaldo Azevedo, conhecido como Gato Galactico, produz conteúdos para a família desde 2013 e já conta com mais de 12 milhões de inscritos. Durante a quarentena, além dos vídeos de reações e dicas de arte que publica semanalmente, Gato Galactico também passou a transmitir lives, promovendo interações ao vivo com seus seguidores.

Segundo dados da revista Exame, só no Brasil, as buscas por conteúdos ao vivo no Youtube cresceram 4.900% durante a pandemia. No canal do Gato, as transmissões ocorrem três vezes por semana e têm tido uma audiência cada vez maior. Enquanto a primeira live teve cerca de 6 mil visualizações simultâneas, a última atingiu a marca de 20 mil espectadores.

“Nas lives, tento mostrar que temos o poder de criar nossos próprios universos e o quanto isso pode ser divertido”, explica o youtuber. “Eu costumo pedir para que as crianças me mandem sugestões de temas para desenhar e sempre me surpreendo com a criatividade delas”, completa.

Conforme a psicóloga Vaneska Martins, quando há uma privação social, principalmente repentina como esta provocada pelo coronavírus, os pequenos podem ser afetados pela ansiedade e estresse. “Por isso, as transmissões ao vivo acabam sendo mais importantes nesse período, já que promovem interação familiar e geram a sensação de proximidade com youtubers, mesmo que pelo envio de mensagens, sugestões de desenho ou pedindo para mandar abraços”, explica.

Para os pais que se preocupam com a quantidade de horas que os filhos passam em frente à telinha, Vaneska reitera que é importante delimitar o tempo de uso de aparelhos eletrônicos e criar uma rotina saudável. “Também precisamos manter um diálogo aberto com eles, para que entendam que em alguns momentos precisaremos trabalhar e não será possível participar da diversão”, completa.

Ciente de sua influência, Ronaldo reforça que, além das atividades e brincadeiras, seus conteúdos precisam transmitir bons valores: “quero que meus fãs enxerguem as possibilidades do que podem se tornar no futuro: pessoas íntegras, verdadeiras, trabalhadoras e criativas. Essa preocupação pode até passar despercebida pelas crianças, porém, os pais percebem e se identificam rapidamente”, relata.

Next Post

Madre Pânico traz culto às celebridades ao universo da DC

Milhões investidos em recursos e treinamento, um uniforme especial para sair à noite lutando por justiça, residência em Gotham City. Essa descrição cabe como uma luva para o Batman e seus associados, mas estou falando da Madre Pânico, a nova justiceira da cidade, cuja aventura de estreia já foi publicada […]