A nova atração do Cartoon Network, Any Malu Show leva uma variedade de quadros divertidos à programação do canal por assinatura. Mas, antes de brilhar na TV, Any Malu já bombava em seu canal no YouTube – chamado O (Sur)real Mundo de Any Malu –, em que acumula mais três milhões de seguidores. E, para contar mais sobre a jornada de sucesso da personagem, nós conversamos com Marcelo Pereira, sócio do Combo Estúdio – produtora responsável pela criação da primeira influenciadora animada.
Em um bate-papo exclusivo com o Boletim Nerd, Marcelo Pereira deu detalhes sobre o desenvolvimento de Any Malu, entre 2014 e 2015, desde seu senso de humor – que funciona para tanto para públicos infantis quanto adultos – e falou sobre a interação com os fãs na internet e, claro, a respeito da estreia da digital influencer no Cartoon Network Brasil. Além disso, Pereira também revelou que, inicialmente, a humorista Tatá Werneck foi a maior inspiração na elaboração da personagem 100% brasileira.
Confira a entrevista na íntegra:
Sobre O (Sur)real Mundo de Any Malu, como surgiu a ideia de criar uma youtuber em desenho animado?
MP: Em 2014 e 2015 estávamos no “boom” dos influenciadores digitais no Youtube. E pensamos: por que não temos uma influenciadora em desenho animado!? A partir dali começamos a desenvolver a personagem, que ganhou vida rapidamente. Trocávamos mensagens em grupos e já imaginávamos a Any Malu respondendo. A personalidade dela já começou a brilhar ali.
Além de ser uma digital influencer, qual o grande diferencial da Any Malu para o público?
MP: A personalidade da Any Malu, sem dúvidas. O público segue os influencers que admiram, e se divertem com eles. Hoje em dia, ser influencer não é um diferencial, e sim ser relevante. A Malu construiu uma audiência muito fiel, principalmente por conta da forma que lida com o mundo, sempre de maneira debochada e inocente.
Any Malu tem um humor bastante peculiar, que funciona para crianças e adultos. Isso é intencional? Vocês tiveram alguma personalidade como inspiração para desenvolver a personagem?
MP: Foi mais ou menos intencional. Como “O Surreal Mundo de Any Malu” foi a primeira série que criamos, começamos escrevendo os roteiros pensando exclusivamente no público infantil, mas não estávamos curtindo o resultado e achávamos que isso acontecia, pois não éramos o público-alvo. Decidimos, então, começar a escrever histórias que divertissem a gente, mas ainda assim sem usar uma linguagem mais adulta, e acabamos conseguindo criar uma série que fosse divertida para todos os públicos. A maior inspiração no começo foi a Tatá Werneck.
Atualmente, já são mais de 3 milhões de seguidores no YouTube, 436 mil seguidores no Instagram e 80 mil curtidas no Facebook. A que vocês atribuem todo esse sucesso?
MP: É muito divertido acompanhar as postagens nas redes sociais (eu mesmo sou pego de surpresa com alguns memes) e ver a Malu se dando mal nos vídeos. Ela que não me ouça…
Any Malu foi tema de painel na CCXP 2019. Como foi essa experiência pra vocês?
MP: Incrível! Em 2015, o primeiro ano em que estivemos na CCXP e o primeiro ano do Combo Estúdio, parecia uma realidade distante participarmos de algum painel na CCXP. Em 2018 fomos convidados para um pequeno painel do Cartoon Network e em 2019, participar de um painel exclusivo da Any Malu, foi simplesmente maravilhoso! Muito legal ter um contato mais próximo dos fãs da Any Malu.
E agora temos a estreia de Any Malu Show no Cartoon Network. O que os fãs podem esperar dessa nova atração?
MP: Any Malu é uma influencer que vive no mundo dos desenhos animados. Agora que está trabalhando na TV, tem a oportunidade de interagir e até mostrar os bastidores dos personagens do Cartoon Network. Isso tudo com a participação de seus amigos e, claro, de sua mãe. Ainda temos planos futuros de mostrar melhor esse universo da Any Malu, como é sua vida fora de casa e do trabalho e a interação com desenhos animados de todos os estilos.