Foram precisos 20 episódios para que Savitar, o autointitulado Deus da Velocidade, fosse desmascarado. Como indicava o final de The Once and Future Flash, o capítulo I Know Who You Are trouxe uma revelação sobre a identidade do principal antagonista da 3ª temporada de The Flash. Embora as suspeitas se concentrassem em torno de Eddie Thawne (Rick Cosnett, de Quantico), Julian Albert (Tom Felton, de “Harry Potter”) e até H. R. (Tom Cavanagh, de Zé Colmeia: O Filme), o velocista maligno surpreendeu ao mostrar a face de Barry Allen (Grant Gustin, de Glee).
Na trama, Barry e sua equipe dedicam-se a localizar a cientista Tracy Brand (Anne Dudek, de Dr. House), que, no futuro, será a responsável por criar a armadilha para aprisionar Savitar, conforme as informações obtidas na viagem a 2024. Contudo, enquanto procura acelerar o trabalho da física teórica, o Team Flash precisa salvar a vida de Tracy dos ataques de Nevasca (Danielle Panabaker, de Instinto Secreto), que parece ter assumido em definitivo o corpo de Caitlin Snow e aliou-se ao vilão de armadura. No embate as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar.
Antecipando tudo o que aconteceria e seria dito, a assassina com poderes congelantes demonstrou possuir informações privilegiadas que somente um grupo de pessoas próximas a Barry Allen poderia saber. Com destaque para as palavras “história” e “futuro”, é somente no término do 20º episódio da temporada que o protagonista percebe que todo o mal infligido por Savitar poderia vir apenas de uma pessoa: de si mesmo. Aparentemente, o Barry Allen que se transformou em Savitar vem de um futuro distante, que sucumbiu diante de tantas perdas.
Com um multiverso de possibilidades, o Boletim Nerd traz 3 hipóteses prováveis para a ida de Barry Allen ao lado negro da força: 1) ao ver mais alguém perecer, Barry do futuro decide minimizar as tragédias fazendo sua versão de 2017 desistir de atuar como Flash com a morte de Iris (Candice Patton, de O Hóspede). 2) depois de anos acumulando culpa, mágoa e ódio de si mesmo, Barry volta ao passado buscando autoflagelo. 3) a criação do Ponto de Ignição (Flashpoint) em 2016 desengatilhou uma série de eventos que prejudicou Barry adiante na linha temporal, tornando inimigas as versões do passado e futuro.
Faltam 3 episódios para o final da terceira temporada de The Flash. Qual a sua teoria?