Com uma trama consistente e cheia de surpresas, personagens bem construídos e mechas de ótimo design, Gundam 00 já teria todos os selos de uma das melhores séries da franquia com a narrativa conduzida em seus 50 episódios. Mas, o anime ainda receberia, em 2010, o desfecho derradeiro com o filme Gundam 00: The Awakening of Trailblazer. E, se você ainda não viu ou não terminou a série, volte depois para evitar spoilers, ok?
Com história situada dois anos depois do último episódio da série, “The Awakening of Trailblazer” também está disponível no Crunchyroll e traz a Celestial Being atuando pontualmente e sem grande alarde entre uma situação de conflito e outra, uma vez que tanto a A-Laws quanto os Innovators de Ribbons Allmark foram derrotados.
Setsuna F. Seiei também está se acostumando a ser um Innovator e sua postura reclusa tem chamado a atenção de seus colegas. Contudo, o sentimento do rapaz de que algo está para explodir não tarda em mostrar que ele está certo.
Após destroços de uma nave espacial cair na Terra, o planeta começa a sofrer estranhos eventos, com dispositivos eletrônicos se ativando sozinhos, blecautes e avistamentos de pessoas usando roupas de astronauta feitas em metal.
Tudo fica ainda mais estranho quando, ao confrontar um dos astronautas, Setsuna o vê tomar a forma de Ribbons Allmark.
Objetivo revelado
É então que fica claro que toda a trama abordada na série, sobre o real objetivo da Celestial Being e pelo computador Veda, em evoluir os seres humanos em Innovators para encontrar seres do espaço não era um delírio, mas uma premonição.
Cabe agora à tripulação da Ptolemayos liderar a humanidade em uma última batalha cumprindo a missão que, lhes foi destinada antes mesmo de intercederem nos conflitos da Terra. Mas, uma vez que estamos falando de seres metálicos transmorfos, a vitória pode não estar tão ao alcance assim.
Combate surrealista
Embora o final da série já flertasse com algo menos palpável, “The Awakening of Trailblazer” se aprofunda no surrealismo para resolver seu conflito principal, deixando passagens um pouco confusas, mas o final é bem escrito e encerra a série costurando todas as pontas soltas e dando um desfecho digno para os personagens.