Gotham: Tudo sobre o primeiro confronto de Bruce Wayne e Jerome Valeska

Depois de se encontrarem no Rise of the Villains: The Last Laugh, da 2ª temporada, as versões jovens de Bruce Wayne (David Mazouz, de Touch) e Jerome Valeska (Cameron Monaghan, de O Doador de Memórias) tiveram o seu primeiro confronto no episódio Mad City: The Gentle Art of Making Enemies – o 14º do terceiro ano da série. Com isso, os futuros Batman e Coringa puderam esboçar o começo da maior rivalidade das histórias em quadrinhos da DC Comics, assim como estabelecer quais papéis irão interpretar nas ruas da cidade de Gotham.

Mad City: The Gentle Art of Making Enemies marca o início da rivalidade entre Jerome Valeska e Bruce Wayne! (Foto: DC Comics)

Mad City: The Gentle Art of Making Enemies marca o início da rivalidade entre Jerome e Bruce! (Foto: DC Comics)

Na sequência dos eventos de Mad City: Smile Like You Mean It, Jerome e seus seguidores aproveitam o apagão que tomou Gotham City para instaurar o caos na metrópole, incentivando seus habitantes a rebelarem-se e a cometer crimes sob a proteção das sombras. Ressuscitado e apontado como o “Messias” dos psicóticos e assassinos, o Joker em formação decide agir como tal e, para iniciar seu reinado de terror, reconstitui seus últimos passos antes de ser morto por Theo Galavan. E isso quer dizer uma coisa: matar Bruce Wayne.

De volta à vida, Jerome mostra a Gotham um novo nível de vilania. (Foto: DC Comics)

De volta à vida, Jerome mostra a Gotham um novo nível de vilania. (Foto: DC Comics)

A partir daí o Coringa sequestra Bruce e o leva a um circo macabro, no intuito de executar o herdeiro da Família Wayne em um espetáculo apresentado para uma plateia composta pelos mentalmente perturbados, aproveitando que o departamento de polícia de Gotham está ocupado demais com a onda de violência que assola a cidade. Além disso, de forma semelhante à minissérie de HQs Batman: O Cavaleiro das Trevas, Jerome Valeska confessa ao garoto que está tentando provar como pessoas normais podem empreender atos de maldade e loucura.

Bruce não aceita ser vítima de Jerome e decide revidar por conta própria. (Foto: DC Comics)

Bruce não aceita ser vítima de Jerome e decide revidar por conta própria. (Foto: DC Comics)

No entanto, com o treinamento que recebeu do mordomo Alfred (Sean Pertwee, de Equilibrium), Bruce Wayne consegue dar uma surra no vilão, escapa de uma situação quase impossível e demonstra incrível resistência. Por fim, o menino e seu guardião estabelecem uma regra para suas futuras aventuras: nunca matar.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.