Depois de se encontrarem no Rise of the Villains: The Last Laugh, da 2ª temporada, as versões jovens de Bruce Wayne (David Mazouz, de Touch) e Jerome Valeska (Cameron Monaghan, de O Doador de Memórias) tiveram o seu primeiro confronto no episódio Mad City: The Gentle Art of Making Enemies – o 14º do terceiro ano da série. Com isso, os futuros Batman e Coringa puderam esboçar o começo da maior rivalidade das histórias em quadrinhos da DC Comics, assim como estabelecer quais papéis irão interpretar nas ruas da cidade de Gotham.
Na sequência dos eventos de Mad City: Smile Like You Mean It, Jerome e seus seguidores aproveitam o apagão que tomou Gotham City para instaurar o caos na metrópole, incentivando seus habitantes a rebelarem-se e a cometer crimes sob a proteção das sombras. Ressuscitado e apontado como o “Messias” dos psicóticos e assassinos, o Joker em formação decide agir como tal e, para iniciar seu reinado de terror, reconstitui seus últimos passos antes de ser morto por Theo Galavan. E isso quer dizer uma coisa: matar Bruce Wayne.
A partir daí o Coringa sequestra Bruce e o leva a um circo macabro, no intuito de executar o herdeiro da Família Wayne em um espetáculo apresentado para uma plateia composta pelos mentalmente perturbados, aproveitando que o departamento de polícia de Gotham está ocupado demais com a onda de violência que assola a cidade. Além disso, de forma semelhante à minissérie de HQs Batman: O Cavaleiro das Trevas, Jerome Valeska confessa ao garoto que está tentando provar como pessoas normais podem empreender atos de maldade e loucura.
No entanto, com o treinamento que recebeu do mordomo Alfred (Sean Pertwee, de Equilibrium), Bruce Wayne consegue dar uma surra no vilão, escapa de uma situação quase impossível e demonstra incrível resistência. Por fim, o menino e seu guardião estabelecem uma regra para suas futuras aventuras: nunca matar.