Na tentativa de se redimir dos erros do passado, a 5ª temporada de Arrow tem se esforçado para reconquistar os fãs da série do Arqueiro Verde. Após a morte de Laurel Lance (Katie Cassidy, de Supernatural) – da Terra-1 – no episódio Eleven-Fifty-Nine, do ano anterior, a atração irá preencher a lacuna deixada pela personagem com a introdução de uma nova (porém, clássica) Canário Negro. Depois de surgir nas cenas finais de Who Are You?, a vigilante Dinah Drake (Juliana Harkavy, de Constantine e The Walking Dead) foi o destaque do capítulo Second Chances.
Meta-humana e de personalidade forte, a moça entra em cena no momento em que Oliver Queen (Stephen Amell, de As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras) está decepcionado por não ter convertido a Laurel Lance (ou “Black Siren”) da Terra-2 em uma heroína e surge como uma possibilidade de manter vivo o legado construído pela Canário Negro. Enxergando potencial na mulher que vem combatendo a bandidagem em Hub City, o Arqueiro reúne seu time em uma viagem para a cidade vizinha de Star City no intuito de recrutar e treinar a cheia de atitude Dinah Drake.
Em guerra contra o vilão Sean Sonus (Steve Bacic, de Stargate SG-1), que lidera o tráfico de drogas local e foi responsável pela morte do parceiro de Dinah há 3 anos, a ex-policial de Central City (onde atua o Flash) segue um caminho em que a autodestruição é o único destino. Porém, diante da sua segunda chance de salvar a Canário Negro, o Arqueiro Verde decide intervir junto de Cão Raivoso (Rick Gonzalez, de Reaper – Um Trabalho Infernal) e Senhor Incrível (Echo Kellum, de Elena de Avalor), mesmo que, para isso, seja preciso confrontar a justiceira rebelde.
Mais fiel ao que se conhece da Canário Negro nos quadrinhos, a personagem vivida pela atriz Juliana Harkavy promete representar bem o público feminino na nova temporada de Arrow, com seu estilo Rock and Roll, independente, agressivo e superpoderoso (não, ela não chega para ser vítima). Como curiosidade, embora seja a terceira versão da heroína no seriado de TV, Dinah Drake foi a primeira Canário Negro das HQ, tendo sido criada por Carmine Infantino e Robert Kanigher e feito sua aparição inicial no gibi Flash Comics #86, publicado em 1947.
Sim, Arrow está mudando. E para melhor.