Riverdale: Série teen traz mistério e os personagens da Archie Comics

Baseada nas aclamadas HQs cults do selo Archie Comics, que completam 80 anos em 2017, Riverdale chega à TV (estreando neste mês no Warner Channel) repleta de mistérios e intrigas, reunindo elementos de Barrados no Baile, Twin Peaks, Gossip Girl e Pretty Little Liars. Idealizada por Roberto Aguirre-Sacasa (produtor de Glee e Supergirl), a atração dá uma nova roupagem aos personagens criados por Bob Montana, Dan DeCarlo, George Gladir e companhia, inserindo-os numa trama mais sombria e sexy do que os gibis clássicos mostram.

Em Riverdale, Archie Andrews passa por uma fase de formação de caráter. (Foto: Archie Comics/The CW)

Em Riverdale, Archie Andrews passa por uma fase de formação de caráter. (Foto: Archie Comics/The CW)

A série se concentra no emblemático assassinato de Jason Blossom e em como isso afeta os seus até então pacatos habitantes da pequena cidade de Riverdale, e isso inclui Archie Andrews (K.J. Apa, de Quatro Vidas de um Cachorro), Betty Cooper (Lili Reinhart, Os Reis do Verão), Verônica Lodge (a estreante brasileira Camila Mendes) e Jughead Jones (Cole Sprouse, de Zack & Cody: Gêmeos em Ação). Com dois episódios já exibidos na televisão dos EUA, este promete ser o principal enredo da 1ª temporada do programa, que deve ter 13 capítulos de 45min de duração.

Betty Cooper foi uma boa menina a vida toda, mas ser rejeitada por Archie a motivou a mudar isso. (Foto: Archie Comics/The CW)

Betty Cooper foi uma boa menina a vida toda, mas ter seu amor rejeitado por Archie Andrews a motivou a mudar isso. (Foto: Archie Comics/The CW)

Voltada para o público adolescente, Riverdale usa da experiência de Roberto Aguirre-Sacasa em Glee para explorar as primeiras paixões, novas experiências, conflitos e a busca por identidade de um grupo de amigos, simultaneamente às investigações da morte do filho da família de ricaços. Assim, enquanto Archie se divide entre o futebol americano e a música, Betty e Verônica entram para o grupo de líderes de torcida do colégio, governado pela megera Cheryl Blossom (Madelaine Petsch, de A Colmeia) – a irmã do garoto que faleceu dubiamente ao cair no rio.

Nova em Riverdale, Verônica parece esconder coisas ruins no passado. (Foto: Archie Comics/The CW)

Nova em Riverdale, Verônica parece esconder coisas ruins no passado. (Foto: Archie Comics/The CW)

À medida que a cidade no interior dos Estados Unidos deixa de ser um lugar seguro e se transforma num perigoso e verdadeiro caos, também ganha destaque a agitada vida amorosa de Archie, dividido entre a sua melhor amiga, a doce Betty Cooper, e Verônica, recém-chegada de Nova York após escândalos envolvendo seu pai. Entre mentiras e traições, o protagonista esconde informações sobre a morte de Jason Blossom em 4 de julho e seu romance secreto com a bela professora de música Geraldine Grundy (Sarah Habel, de Garota Fantástica).

Amigo de Archie, Jughead é escritor e narrador oficial da série. (Foto: Archie Comics/The CW)

Amigo de Archie, Jughead é escritor e narrador oficial da série. (Foto: Archie Comics/The CW)

Apoiada pela riquíssima mitologia de um selo de quadrinhos com oito décadas de existência, Riverdale é povoada por diversos personagens que já inspiraram um grande número de animações (inclusive da Hanna-Barbera), séries e filmes, como é o caso de Josie e as Gatinhas – o grupo até mesmo canta “Sugar, Sugar”, como no desenho A Turma do Archie (veja no vídeo abaixo). Ainda relembrando o histórico de Archie, o seriado homenageia a revista Pep Comics #22, publicada em 1941, cujas páginas marcaram a primeira aparição do trio Archie, Betty e Jughead (ou “Moleza”, no Brasil).

Rumo ao estrelato, Josie (Ashleigh Murray) e as Gatinhas roubam a cena em Riverdale. (Foto: Archie Comics/The CW)

Rumo ao estrelato, Josie (Ashleigh Murray) e as Gatinhas roubam a cena em Riverdale. (Foto: Archie Comics/The CW)

Com a tensão ampliada pelas narrações de um sinistro Jughead, Riverdale acerta ao adotar um clima dark, sensual e nostálgico (algumas trilhas remetem a Stranger Things) e fazer uma releitura moderna do universo da Archie Comics, algo que demonstra potencial para conquistar quem está descobrindo esse mundo agora e os fãs de longa data. Proporcionando uma experiência interessante que faltava na TV há anos, Riverdale parece ter futuro promissor depois das exibições dos episódios Chapter One: The River’s Edge e Chapter Two: A Touch of Evil nos Estados Unidos.

No Brasil, Riverdale estreia no Warner Channel no dia 13 de fevereiro, às 21h40.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.