É verdade que a participação do Coringa na primeira temporada de Gotham foi promissora, mas discreta – considerando os feitos do grande antagonista da DC Comics. Contudo, na volta do seriado, que conta as origens dos personagens das histórias do Batman, o jovem Jerome Valeska (Cameron Monaghan, de Shameless) tem ganhado destaque ao aterrorizar Gotham City e liderar o grupo de criminosos chamado “Maniax!”.
Se em “The Blind Fortune Teller” Jerome foi apresentado como um garoto criado no circo, cuja revolta pelo comportamento promíscuo da mãe o levou a matá-la, agora, o vilão surge como protagonista no capítulo “Knock, Knock”. Assim, ele começa a colocar em prática seu potencial psicopata e passa a ser considerado uma enorme ameaça aos habitantes da cidade patrulhada pelo detetive James Gordon (Ben McKenzie, de 88 Minutos).
Após escapar do Asilo Arkham no episódio “Rise of the Villains: Damned If You Do…”, Jerome Valeska se junta ao bando de marginais reunido pelos irmãos Theo (James Frain, de Agent Carter) e Tabitha Galavan (Jessica Lucas, de Cloverfield: Monstro). A partir daí, diante de assassinos mais velhos e experientes do que ele, o futuro Coringa demonstra interesse e coragem para conduzir o time de malvados e levar caos às ruas de Gotham.
Insano, piadista e extremamente violento, Jerome Valeska esbanja teatralidade e maldade que surpreendem por se tratar de uma obra de TV (estas séries tendem a “pegar leve”). Desta forma, numa de suas primeiras investidas, o aspirante a Joker (o rapaz ainda não leva o apelido) elimina uma personagem conhecida e com longa participação no programa, crime que dá início a sua carreira nesta segunda temporada de Gotham.
Se não é genial como foram os astros Jack Nicholson (Batman, de 1989) e Heath Ledger (Batman: O Cavaleiro das Trevas, de 2008), Cameron Monaghan dá sim conta do recado, numa interpretação competente e empolgante do vilão mais idolatrado das HQs.
Leia mais sobre Gotham.