Gotham enfim tem o Coringa que merece

É verdade que a participação do Coringa na primeira temporada de Gotham foi promissora, mas discreta – considerando os feitos do grande antagonista da DC Comics. Contudo, na volta do seriado, que conta as origens dos personagens das histórias do Batman, o jovem Jerome Valeska (Cameron Monaghan, de Shameless) tem ganhado destaque ao aterrorizar Gotham City e liderar o grupo de criminosos chamado “Maniax!”.

Se em “The Blind Fortune Teller” Jerome foi apresentado como um garoto criado no circo, cuja revolta pelo comportamento promíscuo da mãe o levou a matá-la, agora, o vilão surge como protagonista no capítulo “Knock, Knock”. Assim, ele começa a colocar em prática seu potencial psicopata e passa a ser considerado uma enorme ameaça aos habitantes da cidade patrulhada pelo detetive James Gordon (Ben McKenzie, de 88 Minutos).

Jerome Valeska (Monaghan) se torna prioridade do Departamento de Polícia de Gotham City.

Prender Jerome Valeska (Monaghan) se torna prioridade do Departamento de Polícia de Gotham City.

Após escapar do Asilo Arkham no episódio “Rise of the Villains: Damned If You Do…”, Jerome Valeska se junta ao bando de marginais reunido pelos irmãos Theo (James Frain, de Agent Carter) e Tabitha Galavan (Jessica Lucas, de Cloverfield: Monstro). A partir daí, diante de assassinos mais velhos e experientes do que ele, o futuro Coringa demonstra interesse e coragem para conduzir o time de malvados e levar caos às ruas de Gotham.

Insano, piadista e extremamente violento, Jerome Valeska esbanja teatralidade e maldade que surpreendem por se tratar de uma obra de TV (estas séries tendem a “pegar leve”). Desta forma, numa de suas primeiras investidas, o aspirante a Joker (o rapaz ainda não leva o apelido) elimina uma personagem conhecida e com longa participação no programa, crime que dá início a sua carreira nesta segunda temporada de Gotham.

Jerome Valeska (Monaghan) se mostra mais perigoso do que bandidos de longa data.

Jerome Valeska (Monaghan) se mostra mais perigoso do que bandidos de ficha criminal mais extensa.

Se não é genial como foram os astros Jack Nicholson (Batman, de 1989) e Heath Ledger (Batman: O Cavaleiro das Trevas, de 2008), Cameron Monaghan dá sim conta do recado, numa interpretação competente e empolgante do vilão mais idolatrado das HQs.

Leia mais sobre Gotham.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.