Diante do clima triste que assola os jornais e a vida nestes tempos de pandemia, a reabertura do cinema permite ao público momentos de distração e leveza. Distribuída pela Diamond Films, a comédia Em Guerra com o Vovô (The War with Grandpa, EUA, 2020) é a escolha certa para quem procura por descontração e entretenimento pensado para a família toda.
Com pré-estreias nesta quinta-feira (13) e lançamento oficial em 20 de maio, a produção é dirigida por Tim Hill (Bob Esponja: O Incrível Resgate) e adapta o best-seller de Robert Kimmel Smith. Mas, a força do longa está mesmo no elenco, que tem Robert De Niro (O Irlandês), Uma Thurman (saga “Kill Bill”), Christopher Walken (Click) e Laura Marano (O Encontro Perfeito).
A história gira em torno de Peter (Oakes Fegley, de Meu Amigo, O Dragão), garotinho que se encontra contrariado por ter que ceder seu quarto ao avô, o viúvo Ed (De Niro). Revoltado por dormir no sótão, o menino declara guerra ao aposentado, prometendo tornar sua estadia um verdadeiro inferno. A partir daí, a dupla troca divertidas pegadinhas e trotes.
Aprendizados da convivência
O conflito entre as gerações da família Marino é eficiente em nos fazer rir, mas também deixa lições importantes. A principal delas é o aprendizado obtido por neto e avô. O menino consegue tempo para saber sobre o passado e hábitos do idoso, enquanto o veterano pode reviver sua época de juventude na companhia do pequeno. O benefício é mútuo.
Engraçado e fofo, o filme mostra a importância de se estar em família e seu tom cômico é ideal para ajudar a aliviar as tensões do dia a dia, preferencialmente quando acompanhado de um bom combo de pipoca e refrigerante.