Um verdadeiro blockbuster que vem construindo recordes de bilheteria por onde passa, Demon Slayer – Mugen Train: O Filme estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (13), para delírio dos fãs desse fenômeno mundial que são as criações da mangaká Koyoharu Gotouge. O longa funciona como sequência direta da 1ª temporada do anime (disponível no Crunchyroll, Funimation e Netflix) e dos 6 volumes iniciais do mangá (publicados aqui pela Panini).
Na direção de Haruo Sotozaki (animador de Cowboy Bebop: O Filme), a aguardada produção adapta o arco narrativo do “Trem Infinito”, acompanhando o espadachim Tanjirou Kamado e sua irmã, Nezuko, junto dos também caçadores de onis Zenitsu Agatsuma e Inosuke Hashibira, à procura de um perigoso demônio que vem fazendo vítimas numa importante locomotiva. Na missão, o quarteto acompanha Kyojuro Rengoku, Hashira das Chamas dos Kisatsutai.
Pague para entrar, reze para sair
No desenvolver da trama, o grupo percebe que o oni Enmu conduz um plano bastante elaborado para se alimentar dos passageiros do trem. É claro que enfrentar o vilão se mostra uma tarefa difícil, porque se trata de um dos Doze Kizuki – elite de demônios criados por Muzan Kibutsuji, principal antagonista da saga –, mesmo que de ranking inferior. Enmu tem a habilidade de botar suas vítimas em sono profundo, moldando seus sonhos e pesadelos.
É neste ponto que o filme deposita muito de sua carga emocional, pois à medida que Zenitsu e Inosuke mergulham em anseios mais simplórios, Tanjirou e Rengoku sofrem ao lidar com visões de suas respectivas famílias e o impacto de suas jornadas sobre todos os familiares.
Lágrimas sem parar
O curioso desse longa é que os quatro protagonistas da história se tornam coadjuvantes para Rengoku. Dono de um senso de justiça inabalável, o Hashira das Chamas esbanja perícia tanto com a espada quanto no controle da Respiração do Fogo, oferecendo grande aprendizado para Tanjirou, Zenitsu e Inosuke. Porém, em uma reviravolta do roteiro, o jovem guerreiro é colocado diante de um desafio que testará suas habilidades e força ao extremo.
Um espetáculo visual de encher os olhos, Demon Slayer: Mugen Train tem história surpreendente que equilibra ação e emoção na medida certa, fazendo-se imprescindível aos fãs da saga “Kimetsu no Yaiba” (título original da franquia).