Coldplay encerra turnê levando emoção e diversão

Coldplay encerra turnê levando emoção e diversão

A banda britânica Coldplay transformou o Estádio Nilton Santos (conhecido como Engenhão), no Rio de Janeiro, em uma nave espacial durante seu show da turnê mundial “Music of the Spheres“, referente ao álbum de lançado em 2021. A série de 11 apresentações no país passou por São Paulo, onde realizou 6 shows. Em seguida, em Curitiba, ocorreram dois. Por fim, Chris Martin (vocalista), Jonny Buckland (guitarrista), Guy Berryman (baixista) e Will Champion (baterista) passaram pela Cidade Maravilhosa para 3 performances.

Esses shows deveriam ter acontecido em outubro do ano passado, mas precisaram ser adiados por conta de uma infecção pulmonar que acometeu o vocalista. O grupo fez 19 apresentações na América do Sul entre setembro e novembro do ano passado, incluindo o encerramento de um dos dias do Rock in Rio 2022.

Uma das características da banda é a alta interação com o público, além de muitos efeitos visuais. Coldplay faz um evento marcado por luzes, sejam por conta das pulseiras entregues ao público e dos efeitos vindos do palco, com raios de luz e pequenos pontos iluminados capazes de transformar o estádio num céu estrelado. Diante do palco, jatos de fogo subiam aos ares. Já em meio ao público – bolas coloridas, como se fossem planetas – enfatizavam a ideia de viagem espacial por trás da turnê.

Mensagens Poderosas

Antes dos britânicos subirem ao palco tivemos duas apresentações – das mineiras Clara x Sofia e dos escoceses CHVRCHES – assim como uma série de mensagens de valorização do planeta e da própria humanidade, mediante respeito, amor e cuidado. No início da performance, um vídeo com as instituições ajudadas pela banda a partir dos ingressos vendidos, reforça seus valores de apoiar causas ambientais e sociais.

As pulseiras de led, por exemplo, usadas pelos fãs ao longo da turnê, são feitas de materiais compostáveis, à base de plantas. O Coldplay pede que as pessoas devolvam-nas ao final do espetáculo. Em São Paulo, o índice de devolução foi de 85%, abaixo de Santiago, no Chile, que foi de 86%. Curitiba, por outro lado, obteve 91%. E o Rio, pela contagem do show de sábado (25), ficou com 87%.

Setlist

Entre os 10 shows em Buenos Aires, 4 em Santiago, dois em Bogotá, 2 em Lima, o setlist teve poucas variações. O grupo começou a apresentação de quase 2h com a música “Higher Power“, do último álbum lançado. Os músicos também incluíram hits como “Adventure of a Lifetime” e “Paradise“, do CD A Head Full of Dreams, além da clássica “Viva La Vida” (lançada em 2008), e “Yellow“, destaque do primeiro projeto da banda em 2000.

Coldplay demonstrou seu carinho e simpatia ao convidar uma jovem para subir ao palco. A fã sentou-se ao lado de Chris Martin enquanto ele tocava piano e cantava “Green Eyes“. Outro momento de interação foi quando o vocalista pediu que todos da plateia se abaixassem e de uma só vez levantassem num pulo conjunto. Em meio ao hit “A Sky Full of Stars“, houve uma interrupção de Martin pedindo, de joelhos, que o público não usasse eletrônicos para filmar o restante daquela música. Ele explicou que gostaria de aproveitar com todos o momento como uma família, completando em português: “família carioca“. Também emocionante, um efeito de vídeo no telão ao final de “The Scientist“, que rebobinava a performance que tinha acabado de acontecer.

A viagem espacial contou com uma passadinha pela Coreia do Sul ao som de “My Universe“, com o BTS – com os integrantes aparecendo no telão em seus respectivos versos – e, com a presença de Seu Jorge,  cantou “Amiga da Minha Mulher“. Outros sucessos também presentes foram “Magic“, do álbum Ghost Stories (2014). Outras parcerias não ficaram de fora e a banda trouxe para o palco as faixas “Hymn for the Weekend“, gravada com Beyoncé, e “Something Just Like This“, com The Chainsmokers. O Coldplay terminou o show com “Fix You“, e “Biutyful“.

Setlist Coldplay 26/03/2022

  • Higher Power
  • Adventure of a Lifetime
  • Paradise
  • The Scientist
  • Viva la Vida
  • Hymn for the Weekend
  • Green Eyes
  • In My Place
  • Yellow
  • Parachutes
  • Human Heart
  • People of the Pride
  • Clocks
  • Infinity Sign
  • Something Just Like This
  • Midnight
  • My Universe
  • A Sky Full of Stars
  • Shiver
  • Amiga da Minha Mulher (com Seu Jorge)
  • Humankind
  • Fix You
  • Biutyful
Next Post

"AIR" mistifica o marketing esportivo

Do premiado diretor Ben Affleck (Argo) e estrelado por Matt Damon (Perdido em Marte), o drama AIR – A História Por Trás do Logo revela a parceria entre o então novato Michael Jordan e a divisão de basquete da Nike, que revolucionou o mundo dos esportes e da cultura – com […]
“AIR” mistifica o marketing esportivo