CCXP 22: confira o line-up do Artists’ Valley

CCXP 22: confira o line-up completo do Artists’ Valley

O Artists’ Valley, espaço dedicado aos criadores de quadrinhos, é considerado o coração da Comic Con Experience. Em 2022, o local favorito dos fãs de gibis reunirá 426 artistas nacionais e internacionais inscritos e mais 58 convidados, totalizando 484 artistas. Entre os destaques estão: Mark Waid, Jim Starlin, Fabien Toulmé, Aimée de Jongh, Jim Cheung, Vitor Cafaggi, Tony Harris e Olivier Coipel.

Como de costume a área será marcada pela diversidade (seja ela regional, cor ou gênero) na CCXP 22. “O Artists’ Valley by Chiaroscuro Studios é um espaço apaixonante para quem vai ao evento porque conecta e aproxima artistas e fãs. É também um espaço marcado pela diversidade e pela representatividade. Temos mais de 110 artistas fora do sudeste, com destaque para 47 do norte e nordeste. Nesse retorno ao evento presencial, procuramos manter a visibilidade e oportunidade necessária aos artistas presentes visando fortalecer o cenário dos quadrinhos e principalmente na captação de novos leitores”, diz Ivan Costa, co-fundador da CCXP e curador do Artists’ Valley.

Segundo a organização do evento, dentre os inscritos, 38% de artistas se identificam com o movimento LGBTQIAPN+ – em números absolutos, isso representa mais de 165 artistas no pavilhão. Além disso, 32% dos quadrinistas disseram se identificar como negros, pardos e indígenas. A representatividade segue e pode ser conferida quando 13,6% dos inscritos se identificam como transgêneros, não-binários, gender fluid, agênero e travestis, totalizando 58 artistas.

Outro número que destaca é a participação de mulheres (cis e trans), e para 2022 serão 144, representando 32% do total.

Homenagem na credencial

A homenageada do Artists’ Valley da CCXP 2022 será Cecilia Whitaker Vicente de Azevedo Alves Pinto, a Ciça. A artista paulista é responsável pela arte da credencial dos artistas deste ano. Nascida em 1939, sua tira ‘O PATO‘ foi publicada na Folha de S.Paulo por mais de 20 anos, e levou a história até a Inglaterra e África do Sul. Entre as décadas de 1950 e 1980, Ciça morou no Rio de Janeiro, em Paris e em Nova York. Foi colaboradora do Pasquim na primeira e na segunda fase do periódico. Também tem entre seus trabalhos, a tira ‘BEL‘, publicada no suplemento feminino da Folha. Ciça também é a “mãe” da personagem Bia Sabiá.

Além de quadrinista, Ciça tem 16 livros voltados para crianças e adolescentes, além do “Livro dos Provérbios, Ditados, Ditos Populares e Anexins”, de pesquisa sobre a fala popular, publicado Editora SENAC. Ela continua a se dedicar aos livros, onde reúne humor e poesia para os pequenos, e, aos adolescentes, um olhar bem-humorado para essa fase desconcertante da vida. Em 2009, Ciça ganhou o 21º Troféu HQ Mix na categoria “Grande Mestre”.

“Ciça é uma referência para muitos quadrinistas. É uma honra ter a arte dela ilustrando a credencial que estará no peito de cada integrante do Artists’ Valley. Ela sempre se destacou por sua postura feminista durante ditadura militar, e como mulher ajudou a pavimentar uma luta da causa no Brasil e mundo”, destaca Ivan.

Artists’ Valley by Chiaroscuro Studios

O patrocínio da área é da Chiaroscuro Studios, empresa cofundadora da CCXP, que contará com um amplo estande posicionado em frente ao Artists’ Valley, onde estarão diversos quadrinistas representados pelo estúdio, entre eles: Ivan Reis, Greg Tocchini, Rafael Grampá, Danilo Beyruth, Marcio Hum e Julian Totino Tedesco.

Confira o line-up completo do evento aqui!

Next Post

Enola Holmes 2 constrói enredo sobre temas feministas

Em 2020, a Netflix lançou sua primeira adaptação dos livros de Nancy Springer. Dois anos depois, Enola Holmes 2 chega ao streaming, trazendo de volta Millie Bobby Brown (Stranger Things) como Enola e Henry Cavill (The Witcher) como seu irmão mais velho, Sherlock. Agora com uma protagonista mais madura, o […]
Enola Holmes 2 constrói enredo sobre temas feministas