Blue Lock: eletrizante como uma partida de futebol

Blue Lock: eletrizante como uma partida de futebol
Crunchyroll

Pense em como seria ver o futebol sendo criado do zero. Defesas, linhas de passe e ataque. Para quem tem fome de bola, Blue Lock é a dica certa. Baseado no mangá de Muneyuki Kaneshiro, o anime desconstrói o esporte mais amado do planeta para acompanhar um grupo de jovens que deseja vencer a Copa do Mundo pela seleção do Japão.

Reality show estilo “Joga 10”

Para quem não é da época, “Joga 10” foi um reality show realizado pela Rede Bandeirantes, em parceira com a Nike, em 2005. Nele, meninos disputavam em testes de habilidade para ver quem era o melhor. O prêmio ao vencedor era uma chance nas categorias de base do Corinthians. Em “Blue Lock”, Jinpachi Ego seleciona adolescentes dos times escolares para um programa de desenvolvimento na base de treinamentos de mesmo nome do anime.

Além do treino, todos os jogadores contam com os melhores e mais tecnológicos equipamentos. Ego, junto à federação de futebol japonesa, tem como plano formar o novo melhor atacante do mundo. Assim, será possível alçar o Japão ao título mundial.

Jogo individual x coletivo

Cada etapa do treinamento tem caráter eliminatório. Porém, há provas em que se disputa sozinho e outras em time. Mas como ser o melhor individualmente, se você precisa de ajuda para jogar? Esse é o dilema do protagonista Yoichi Isagi. Ele não é o mais habilidoso, nem o mais forte e muito menos o mais veloz, o que o faz exercitar sua visão de jogo. O “fator protagonismo” aparece, mas o enredo não poupa Isagi de derrotas duras. Afinal, esporte é isso – não se pode ganhar todas.

Deste modo, o título explora o lado mais tático do futebol, colocando seus personagens para planejar formas de vencer partidas mesmo não tendo as melhores peças. As análises e possibilidades são mostradas de maneira quase didática, encantando quem já é fã do jogo e convidando os mais novos a assistir e a praticar. Como em um campo real, amizades são construídas assim como rivalidades, o que dá peso especial às vitórias e derrotas. No que se refere a apelo emocional, a obra é certeira.

Trazendo todos os sentimentos que percorrem as quatro linhas, “Blue Lock” dá lança novo olhar sobre o futebol, passando conhecimento sobre o esporte e referências a craques como Pelé e Messi. No entanto, o destaque mesmo é Zico, que brilhou no futebol japonês e inspira a “besta enjaulada” que é Meguru Bachira.

Veja o anime na Crunchyroll.

Next Post

Rebel Moon: 1ª parte tem mitologia, mas falta profundidade

A parceria de Zack Snyder com a Netflix segue forte. Depois de Army of the Dead: Invasão em Las Vegas (2021), o diretor lança Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo, uma aventura de ficção científica e fantasia influenciada por Star Wars. O filme foi destaque na programação […]
Rebel Moon: 1ª parte tem mitologia, mas falta profundidade