Uma das apostas mais recentes do Arrowverse, Batwoman voltou esta semana ao The CW com muito para fazer. De cara, é preciso lembrar que a primeira temporada da série foi interrompida em seu vigésimo episódio, faltando dois para o final planejado inicialmente. Além disso, a atriz Ruby Rose, por uma sequência de problemas – inclusive lesões graves durantes as filmagens –, decidiu deixar o papel de Kate Kane, alter ego da Batwoman.
Desta forma, em “What Happened to Kate Kane?”, o episódio que abre a segunda temporada, o público é apresentado para Ryan Wilder, interpretada por Javicia Leslie (Deus Me Adicionou), a escolhida para dar continuidade ao programa. Assim, o desafio da showrunner Caroline Dries (Diários de um Vampiro) é inseri-la nas tramas que ficaram em aberto no ano anterior e relacionar a protagonista aos personagens que pertenciam aos círculos de Kate Kane.
Passando o manto adiante
O capítulo – atenção aí porque virão SPOILERS – coloca a antiga heroína como uma das passageiras de um avião que cai em Gotham City, aparentemente sem sobreviventes. Porém, Ryan, que mora em um furgão, está por perto e decide investigar o acidente, encontrando entre os destroços o traje de Batwoman. A moça, então, resolve assumir o uniforme, o que logo a coloca no caminho de Mary Hamilton (Nicole Kang) e Luke Fox (Camrus Johnson).
Além de se inspirar em Kate Kane por conta de sua coragem em revelar-se homossexual, Ryan Wilder carrega o trauma de ter sido condenada injustamente por posse de drogas e por ter testemunhado a morte brutal de sua mãe adotiva, Cora Lewis (Shakura S’Aida, de Titãs). Acontece que os assassinos da mãe de Ryan, na verdade, foram membros da gangue de Alice (Rachel Skarsten). Ou seja, estão renovados os conflitos entre a heroína e a antagonista.
Dessa forma, Ryan Wilder, que é negra e gay, tenta seguir os passos de Kane como Batwoman na luta pelas minorias, assim como lida com uma tragédia pessoal a exemplo de Bruce Wayne – em sua história de origem clássica.
O que vem pela frente
Ao resolver a participação de Tommy Elliot (Warren Christie, de Apollo 18 – A Missão Proibida), o Silêncio, que assume a aparência de Wayne, a série começa a trabalhar na inclusão de Safiyah Sohail (apresentada nas histórias da Batwoman no começo da linha Renascimento), figura poderosa no submundo do crime. Safiyah é apontada como possível responsável pela derrubada do avião em Gotham e deve se consolidar como principal vilã da temporada.
Com isso, podemos apostar que a chegada de Safiyah irá forçar Ryan Wilder e Alice a trabalharem juntas, em uma parceria tensa, mas necessária.