Ahsoka, a série da Padawan de Anakin Skywalker, está na reta final e promete uma grande batalha – além do pontapé inicial da Primeira Ordem. Com isso, a atração, além de trazer elementos das outras produções de Dave Filoni (Clone Wars e Rebels), busca explicar a história confusa dos episódios VII, VIII e IX através do universo expandido.
Um presente aos fãs
A jornada da abusada Padawan de Anakin Skywalker começou lá em 2008, com o início da série animada Clone Wars. De lá pra cá, Ahsoka Tano teve todo seu desenvolvimento contado na animação, que aliás também dá uma profundidade muito maior a história da trilogia prequel e a queda de Anakin para o lado Sombrio.
Falando neste último, aliás, o desenvolvimento de Anakin em “Clone Wars” como Cavaleiro Jedi e sua relação com Padmé Amidala e Ahsoka é o que dá ainda mais complexidade a Anakin, apresentando elementos que ficaram de fora, ou não tiveram tanto destaque dentro dos filmes.
Além disso, a volta de personagens tão importantes e queridos pelos fãs das animações, tal como Anakin, Ezra Bridger, Hera Syndulla, Sabine Wren e o droid Chopper, torna a primeira temporada de Ahsoka quase que uma quinta temporada de Star Wars Rebels, além de ser um presente aos fãs do Universo Expandido de Star Wars.
A fagulha da Primeira Ordem
Desde a 1ª temporada de O Mandaloriano, as séries do Disney+ vêm dando pistas sobre como a Nova República permitiu que a Primeira Ordem nascesse bem debaixo do nariz dos burocratas. Em “Ahsoka”, essas pistas passam de pequenas para grandes com o ressurgimento do Grão-Almirante Thrawn.
Uma proeza que Star Wars sempre teve, e muito bem, é a de apresentar grandes antagonistas em suas histórias. No caso de Thrawn, isso não é diferente. Nascido nos livros do universo expandido de Timothy Zahn, descanonizados após a compra pela Disney, Thrawn aparece como o vilão principal de “Rebels” a partir da 2ª temporada.
Frio, calculista e um exímio estrategista, Thrawn foi um dos principais responsáveis pela morte do Jedi Kanan Jarrus (em “Rebels”). Porém, durante o cerco a Lothal, o grão-almirante desapareceu após uma batalha com o padawan de Kanan, Ezra Bridger.
Expectativas
Contudo, o cerco a Lothal acontece antes da batalha de Yavin, sendo assim, antes da destruição da primeira Estrela da Morte. Nesse sentido, o retorno de Thrawn significaria uma reestruturação do Império, com uma figura de liderança que desde a morte de Palpatine não se via.
A 1ª temporada de Ahsoka chega a sua reta final prometendo grandes explicações para o futuro de Star Wars, e só não empolga mais, pois já sabemos a bagunça que foi feita lá na frente.