Apresentada como spin-off de Os Vingadores, Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. surgiu para dar sequência às aventuras do agente Phil Coulson (Clark Gregg), que conquistou o público com suas participações em Homem de Ferro 1 e 2 e Thor, mas teve que renascer após trágico encontro com Loki (Tom Hiddleston), o Deus da Trapaça. Assim, a série foi lançada em 2013 – pouco mais de 1 ano depois do longa dos Super-Heróis Mais Poderosos da Terra – expandindo o Universo Marvel na TV, mas também construindo mitologia própria.
Desenvolvido por Joss Whedon (The Avengers: Os Vingadores e Vingadores: Era de Ultron), seu irmão, Jed (roteirista de Dollhouse), e Maurissa Tancharoen (Spartacus: Deuses da Arena), o programa explora as missões e os bastidores da Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão (S.H.I.E.L.D.), agência esta que lida com as consequências da chamada “Batalha de Nova York”, evento que revelou a existência de alienígenas e deixou muito de suas tecnologias à mercê de mãos perigosas – como vimos em Homem-Aranha: De Volta ao Lar.
Para proteger a Terra, Coulson reúne uma equipe com diferentes tipos de talento, mas, ainda assim, o mesmo objetivo. É assim que nós conhecemos Leo Fitz (Iain De Caestecker, de Operação Overlord), especialista em tecnologia, e Jemma Simmons (Elizabeth Henstridge, de O Perigo Bate à Porta), expert em bioquímica, Melinda May (Ming-Na Wen, de Mulan), agente de campo veterana conhecida como “A Cavalaria”. Na sequência, a hacktivista Skye (Chloe Bennet, de Abominável) também entra para o time numa longa jornada de crescimento.
Como o seriado estreou dois anos antes do lançamento do Boletim Nerd, neste post comentaremos sobre os destaques das primeiras duas temporadas de Agentes da S.H.I.E.L.D. da Marvel (título com o qual a série chegou ao Sony Channel no Brasil), como participações especiais e ligações com Universo Cinematográfico Marvel. Deste modo, homenageamos os feitos da produção que chegou ao final com a conclusão de sua sétima temporada.
Nick Fury, Maria Hill e Lady Sif
Como carro-chefe da produção, o entrelaçamento de Agents of S.H.I.E.L.D. ao universo da Marvel nos cinemas foi o principal chamariz para o lançamento da atração, que recebeu a participação luxuosa de Nick Fury (Samuel L. Jackson) logo em sua estreia com episódio duplo (e na segunda temporada também!).
Na série, Fury deixa a agência de espionagem de Coulson enquanto segue cuidando da Iniciativa Vingadores na surdina.
O título, que repercute os acontecimentos de Capitão América: O Soldado Invernal, ainda conta com o reforço de Maria Hill (Cobie Smulders), fiel assistente de Nick Fury no comando da S.H.I.E.L.D., em três de seus capítulos.
A mitologia asgardiana também foi tema da série, que aborda desdobramentos de Thor: O Mundo Sombrio, no episódio “The Well” (o oitavo da primeira temporada). Além disso, em “Yes Men” (15º episódio da primeira temporada, Lady Sif (Jaimie Alexander) – aliada de Thor (Chris Hemsworth) – surge em caçada à bruxa Lorelei (Elena Satine, de Revenge). Sif ainda aparece na segunda do show.
Grant Ward e John Garrett
Introduzido como titular no time de Phil Coulson, o agente Grant Ward (Brett Dalton, de Jogo de Amor em Florença) é figura importante até a terceira temporada do seriado, passando de interesse amoroso de Skye até a função de hospedeiro de uma entidade alienígena.
Fato é que Ward se revela um pupilo John Garrett (Bill Paxton, de Aliens, o Resgate), agente que abandou a S.H.I.E.L.D. para servir a H.Y.D.R.A.
John Garrett, aliás, é um personagem vindo diretamente dos quadrinhos, tendo feito sua primeira aparição em Elektra: Assassina.
Deathlok
Na mitologia da produção televisiva, Garrett é anunciado como a primeira cobaia do Projeto Deathlok, mas não o último. Logo no início da jornada somos apresentados a Mike Peterson (J. August Richards, de Angel: O Caça-Vampiros), um ex-agente da S.H.I.E.L.D. abordado por membros do Projeto Centípede (um programa da H.Y.D.R.A. para recriar o Soro do Supersoldado usado no Capitão América) para realizar um procedimento para ganhar superpoderes.
Nos quadrinhos, o ciborgue Deathlok surgiu em revista própria no ano de 1990, de autoria do trio Dwayne McDuffie, Gregory Wright e Jackson Guice.
Bobbi Morse e Lance Hunter
Cotado inclusive para estrelar um derivado ao estilo Sr. & Sra. Smith, o casal de agentes Bobbi Morse (Adrianne Palicki, de G.I. Joe: Retaliação) e Lance Hunter (Nick Blood, de Babylon) entrou como suporte da equipe de Coulson com sua vasta experiência em trabalho de campo, sempre discutindo a relação e fazendo as pazes enquanto derrotam vilões.
Nos quadrinhos, Morse é conhecida pelo codinome de Harpia.
Stan Lee
É claro que o responsável pela ascensão da Marvel Comics não ficaria de fora de mais uma adaptação de suas criações. Sim, Stan Lee marcou presença no décimo quarto episódio da primeira temporada do programa.
O saudoso ícone dos quadrinhos também deu as caras em Agent Carter.