Black Lightning: 4ª temporada repercute Black Lives Matter

Black Lightning: 4ª temporada volta repercutindo Black Lives Matter

Interrompidas por conta da pandemia do novo coronavírus em 2020, as séries do Arrowverse começam a retornar com capítulos inéditos. E muita coisa aconteceu e mudou fora da ficção, elementos estes que os seriados do The CW prometem não ignorar. Para a reformatação, os primeiros a voltarem são heróis negros: Batwoman, de Javicia Leslie, e Black Lightning, que repercutem o movimento Black Lives Matter, tratando injustiça social e violência policial.

Cenário violento

Com estreia em 8 de fevereiro, a quarta temporada de Raio Negro (como a produção é conhecida na Netflix) se estabelece 1 ano após os eventos do final da saga anterior (leia o review), retratando Freeland tempos depois da invasão markoviana. Sem um inimigo estrangeiro para mirar, a violência da cidade se concentra sobre sua população negra, com policiais abordando de forma violenta e preconceituosa indivíduos afro-americanos.

Dessa forma, manifestações sobre a importância de vidas negras devem tomar conta das ruas da cidade e guiar as ações de Raio Negro.

Família em crise

Neste cenário, vemos o protagonista Jefferson Pierce (Cress Williams) de luto pela morte de seu amigo, o Detetive Henderson (Damon Gupton), e abalado pelo confronto com seu falecido tio-avô, Tyson Sykes (Wayne Brady). Além disso, Pierce vê suas filhas, Anissa (Nafessa Williams) e Jennifer (China Anne McClain), imersas na vida de heroínas, e sua esposa, Lynn (Christine Adams), distante e imbuída em experimentos escusos com poderes meta-humanos.

Novas dinâmicas

O assassinato de Henderson abre espaço para a introdução da chefe de polícia Ana Lopez (Melissa De Sousa, de Como Se Tornar uma Divindade na Flórida) e do investigador Hassan Shakur (Wallace Smith, de The New Edition Story). Este último chega recomendado por Henderson para ajudar Raio Negro, mas ainda não sabe se pode confiar no herói local. Assim, a nova dupla de policiais promete apertar o cerco contra Pierce em suas atividades noturnas.

Tobias Whale pretende usar seu dinheiro para exercer vilania política. (Foto: The CW)

Como uma crítica direta ao ex-presidente norte-americano Donald Trump, Tobias Whale (Marvin ‘Krondon’ Jones III) ressurge posando como grande filantropo em uma tentativa de esconder seu passado na criminalidade, com direito a distribuição de doações para tornar “Freeland grande de novo” – adaptação da frase do político estadunidense. É claro que Whale possui objetivos nada altruístas, que se revelarão ao longo da temporada.

Projeções

Em sua última temporada – que irá preparar terreno para um possível spin-off de Painkiller –, o programa deve apostar em um tratamento sobre a raiva impregnada na cidade, tanto nas forças policiais quanto em Jefferson Pierce, que está cansado de ver seu povo sofrer. Por isso, junto de sua família, o herói da DC deve se reerguer, vestir seu uniforme uma vez mais e acertar as contas com tudo que há de errado em Freeland.

No Brasil, a 4ª temporada de Black Lightning ainda não tem previsão de lançamento.

Next Post

Snyder Cut: assista ao novo trailer de Liga da Justiça

Depois de ser anunciado como uma minissérie, o corte de Zack Snyder de Liga da Justiça está confirmado para vir como um filme de 4 horas de duração (aproximadamente) e classificação adulta, tendo seu lançamento exclusivo no serviço de streaming HBO Max em 18 de março. Neste domingo, como prometido […]
Snyder Cut: assista ao trailer de Liga da Justiça