Se você não está em dia com Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, pare por aqui mesmo. Afinal, lidaremos com spoilers do capítulo anterior que… resultou na morte de Yoshii Nagakado (Yuki Kura), filho de Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada). Será que a perda do rapaz fará o senhor da guerra mais fraco ou forte? Confira a resposta logo abaixo no review de “O Abismo da Vida“:
Momento vulnerável?
Este oitavo episódio da série do Disney+ retrata em detalhes os procedimentos e costumes do Japão no século XVII no trato com a morte. Entre cortejos, lamentações e a cremação do guerreiro, percebemos detalhes que parecem sutis, mas que ecoam pela trama. Por exemplo, generais de Toranaga usando trajes de guerra num momento em que seu senhor se nega a lutar. Claro, há o impacto do luto, o sentimento geral é de que Toranaga não deveria desistir – ou o está fazendo cedo demais.
Para completar, o protagonista demonstra saúde fraca, o que pode animar seus adversários em Osaka. O momento ruim do líder também é sentido pela Igreja Católica, só que a Toranaga – com muita astúcia – lhe dá uma resposta muito emblemática. Além disso, Toranaga acaba perdendo uma das principais peças em seu tabuleiro. Mas… seria essa uma jogada de mestre para enganar seus inimigos? Ou o tapa na cara que ele precisava para agir? Tudo é possível quando tratamos do mestre da estratégia.
Novas alianças
Sem esperanças por Toranaga, o piloto John Blackthorne (Cosmo Jarvis) procura outros parceiros. Mas, apertar a mão de Kashigi Yabushige (Tadanobu Asano) pode levar o inglês a “águas inexploradas”… Já em Osaka, a aproximação do líder do conselho dos regentes, Ishido Kazunari (Takehiro Hira), com Ochiba No Kata (Fumi Nikaidô), se firmada, pode render uma ameaça sem tamanho para Toranaga.
Você também assiste a Xógum: A Gloriosa Saga do Japão no Star+.