Xógum: choque cultural marca metade da temporada

Xógum: choque cultural marca metade da temporada
FX

Com o 5º episódio que estreia hoje (19) no Disney+ e Star+, chegamos à metade da temporada de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão. A minissérie, comparada a Game of Thrones no aspecto de imersão, celebrou 9 milhões de visualizações globalmente em seu episódio após seis dias de sua transmissão.

Depois de chamar a atenção do público, a produção se encaminha para momentos de guerra. Porém, no capítulo desta semana, o que dá o tom é o choque de cultura vivido por John Blackthorne (Cosmo Jarvis). Abaixo, confira nossos comentários com spoilers sobre “Domado pelo Punho”:

Uma casa prestes a cair

Depois da noite que passaram juntos, Blackthorne e sua intérprete, Toda Mariko (Anna Sawai), lidam tentam evitar as consequências disso. Afinal, na condição de hatamoto, o piloto assumiu certo status na corte de Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada) – mas continua visto como um bárbaro estrangeiro. Para completar (e causar a maior tensão do episódio), o retorno do marido de Mariko faz a casa tremer.

Se para Buntaro (Shinnosuke Abe) a humilhação é ser alocado na residência do gringo, para o Anjin a ofensa está na forma truculenta com que Buntaro trata a companheira. Para quem curte emoção, o ápice do episódio está na disputa entre os dois para ver quem é o mais durão. Aqui, o cavalheirismo do europeu quase põe tudo a perder ao confrontar os limites da cultura local em relação ao que um homem pode ou não fazer com sua esposa.

Além disso, a posição social de Blackthorne lhe faz provar o poder de sua palavra entre as pessoas que estão a seu serviço. Ou seja, uma fala banal pode causar os mais extremos resultados. É baque e tanto para quem está acostumado a ser falastrão.

Resiliência

Outra questão a ser explorada nas próximas semanas são os desastres naturais registrados na Ásia. É interessante porque, enquanto a narrativa de guerra avança, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão mostra como o povo nipônico há séculos se acostumou a se reerguer e reconstruir não importa a tragédia.

Como vimos até então entre terremotos, tsunamis e o ataque atômico.

Next Post

Young Royals: final explora as diferentes facetas do amor

Dentre tantas produções com temática queer que encantaram o público nos últimos anos, uma delas se destacou por representar os conflitos da realeza sueca, em meio aos problemas da juventude. Em 2021, Young Royals estreou na Netflix trazendo a história de Wilhelm, príncipe da Suécia que se apaixona por Simon, […]
Young Royals: final explora as diferentes facetas do amor