Em seu sexto episódio, a 2ª temporada de The Last of Us fez uma pausa na vingança de Ellie (Bella Ramsey) contra os Lobos. Intitulado “O Preço“, o capítulo apostou em uma série de flashbacks, mostrando como a relação de Ellie e Joel (Pedro Pascal) se degradou desde que se fixaram em Jackson. Vale lembrar que houve uma passagem de 5 anos para a história atual em relação aos últimos acontecimentos da primeira temporada.
Feliz aniversário, Ellie
O segundo ano de TLOU começou com Ellie quase sem falar com Joel, mas isso não impediu a garota de lamentar o assassinato do contrabandista. Nem de viajar para caçar Abby (Kaitlyn Dever) e sua turma. E todo mundo já sabia o porquê da distância emocional entre os dois: Joel mentiu sobre a aniquilação dos Vagalumes. Sendo assim, o episódio dessa semana foi uma análise detalhada do impacto disso na relação que poderia ser entre pai e filha adotiva.
Enquanto a ficha de Ellie não cai, vemos Joel exercendo a paternidade como poucos, o que inclui bolos e presentes de aniversário mesmo após o fim do mundo e seus recursos escassos. Ano a ano, as diferenças vão aparecendo, como a busca de Ellie por identidade e suas experiências estéticas e sexuais com uma jovem da cidade. As falhas de Joel na forma como lida com todas as novidades pesam, mas, olhando agora, são superadas pela sua vontade de amar a menina como sua própria cria.
No entanto, no calor de cada momento, os atritos levam Ellie para longe. Inclusive, para a casinha no fundo do quintal. Para completar, a forma com que Joel encara a situação de Eugene Lynden (Joe Pantoliano) termina de afastar a dupla.
Museu de boas lembranças
The Last of Us acalenta os fãs ao levar para a tela o passeio de Joel e Ellie a um museu, momento em que a adolescente pode subir numa estátua de dinossauro e entrar numa cápsula espacial. Neste ponto, o apocalipse causado pelo fungo Cordyceps fica para trás, dando espaço para Ellie ter um vislumbre de uma “vida normal” e dar asas a sua imaginação. Foi como um sonho realizado em vida, valorizado ainda mais depois da tragédia que separou pai e filha.

O episódio ainda oferece um olhar sobre conversas particulares entre Joel e Ellie, sua performance de “Future Days“, do Pearl Jam, e as aulas de violão que a fizeram impressionar Dina (Isabela Merced) em Seattle. Um desfecho e tanto, capaz de causar lágrimas. Por isso, a tentativa de perdão de Ellie dá a paz que Joel merecia para partir sabendo que foi amado.
No domingo (25), vai ao ar o sétimo e último episódio da 2ª temporada de The Last of Us.