“Terra Noturna” faz True Detective voltar ao sobrenatural

True Detective: “Terra Noturna” retoma trilha sobrenatural
HBO Max

Quatro anos após a última temporada, True Detective: Terra Noturna estreou em janeiro na HBO e na HBO Max – streaming que se chamará apenas Max a partir de terça-feira (27). Como contamos no período da CCXP23, a quarta temporada da série de investigação teve Jodie Foster e Kali Reis como dupla de protagonistas. Além disso, a diretora mexicana Issa López assumiu o comando da produção – e já foi confirmada para retornar no quinto ano da atração.

Composta por seis episódios de aproximadamente 1h de duração, a narrativa se passa na cidadezinha de Ennis, no estado do Alasca (EUA). A região passa por um fenômeno singular, que é um período de completa escuridão iniciado em dezembro. Para tornar o cenário ainda mais sombrio, oito homens que operam a Estação de Pesquisa Ártica de Tsalal desaparecem sem deixar vestígios. Ou seja, cabe às detetives Liz Danvers (Foster) e Evangeline Navarro (Reis) desvendar o caso.

Machismo e corrupção

Além de sete corpos congelados na neve, as oficiais têm como pista a língua de Annie Kowtok (Nivi Pedersen), brutalmente assassinada anos antes por protestar contra a poluição da fábrica de mineração Silver Sky. Mas, como explicar a relação entre uma crime e outra para uma comunidade que, em muito, depende da indústria para geração de emprego e renda? Embora as manifestações ambientais sejam recorrentes na trama, os impactos na água e nas gestantes são mostrados discretamente.

Com isso, “True Detective: Terra Noturna” vai construindo um clima de isolamento para Danvers e Navarro, sem contar com os recursos limitados que a cidade possui em pleno breu. Ao olhar para outros policiais, como Hank Prior (John Hawkes), elas encontram apenas desdém e menosprezo, para dizer o mínimo. Desta forma, o seriado traz para discussão pautas como machismo e a importância do ativismo nas comunidades, enquanto a conspiração vai tomando conta do clima.

Investigação paranormal

É bem verdade que a primeira temporada, estrelada por Matthew McConaughey e Woody Harrelson, flertou com o sobrenatural. Em anos seguintes, o criador da série, Nic Pizzolatto, acabou descartando o lado místico de suas histórias. Porém, na história escrita por López, há a retomada dessa abordagem. Logo no episódio inicial já é possível sentir o clima de terror paranormal, que é estimulado capítulo após capítulo, em especial no que conclui “Terra Noturna”.

Isso gera desconforto para quem já havia aceitado a pegada puramente policial de True Detective, mas também provoca uma sensação de volta às origens.

Relação de amor e ódio

Ao longo da exibição, os fãs questionaram o uso de elementos dos primórdios da saga, como a espiral. No desenvolver da temporada, a sequência de becos sem saída e a utilização do sobrenatural como solução conveniente também pesaram contra “Terra Noturna”. Ainda mais por conta do número limitado de capítulos – são dois a menos do que as temporadas anteriores –, que faz o enredo parecer lento na primeira metade e acelerado demais na segunda.

‘True Detective: Terra Noturna’ empolga Jodie Foster
HBO Max

Por outro lado, como pontos positivos, estão as protagonistas. Enquanto Liz Danvers carrega não só traumas familiares, como um histórico complicado no cumprimento da lei, e se torna extremamente carrancuda e obcecada pelo trabalho, Evangeline Navarro procura reaver conexões com suas raízes indígenas, algo que passa pela investigação mal resolvida sobre a morte de Annie. O carisma individual das duas pode ser fraco, mas a interação (entre rusgas) como dupla faz valer a pena.

No fim das contas, é uma temporada de altos e baixos, mas que navega na linha tênue entre o novo e o familiar para True Detective.

Next Post

Confira as adaptações de games mais aguardadas de 2024

Se ano passado foi um grande momento para adaptações de games nas telonas e nos serviços de streaming, com títulos como The Last of Us e Super Mario Bros. ganhando suas versões cinematográficas, 2024 também não vai ficar para trás.  Vivemos em uma das melhores épocas para as adaptações dos […]
Confira as adaptações de games mais aguardadas de 2024