Durante a edição do SXSW 2025, a Disney levou ao palco suas visões sobre o futuro da construção de mundos, reunindo líderes da empresa como Josh D’Amaro e Alan Bergman, além de nomes como Jon Favreau e Robert Downey Jr. A sessão, intitulada “The Future of World-Building at Disney“, destacou como a Disney combina arte e tecnologia para criar experiências imersivas e conectadas.
D’Amaro iniciou a conversa ressaltando a importância de ferramentas que permitem contar histórias de maneira mais cativante. “É uma fusão perfeita de arte e ciência que trazemos de nosso fundador, Walt Disney“, afirmou. Bergman complementou dizendo que a Disney começa “com grandes histórias” e as leva a novos patamares de experiência. Para ele, a colaboração entre as equipes criativas é fundamental. “Trabalhamos com os melhores contadores de histórias para criar novos mundos cheios de coração, diversão e imaginação.”
Tecnologia a serviço do cinema
Favreau que deu detalhes sobre os BDX droids — personagens robóticos que aprenderão e ensinarão uns aos outros, uma inovação de Imagineering. Ele revelou que esses droids, que já aparecem na Disneyland, estrearão no próximo filme de The Mandalorian and Grogu.
Além disso, o estúdio Pixar foi representado por Pete Docter, que falou sobre a colaboração com os Imagineers para criar experiências imersivas, como a nova atração baseada em Monsters, Inc., que traz uma proposta inédita para os parques. “É tudo sobre a autenticidade e a criação de uma experiência emocional para os visitantes“, disse.
Além do retorno aos filmes
Robert Downey Jr., celebrando a colaboração entre Disney e Imagineering, se mostrou entusiasmado com o futuro e a inovação tecnológica nos parques. “Quero estar envolvido no longo prazo“, afirmou.