Os nerds, homenageados neste sábado, 25 de maio, Dia do Orgulho Nerd, estão conquistando cada vez mais espaço no mercado fitness e no esporte de alto rendimento. Associados por muitos a um estereótipo de pessoas frágeis e sedentárias, os nerds de hoje se preocupam com a saúde, o bem-estar e a aparência tanto quanto qualquer outra pessoa.
Um dos motivos dessa mudança é a busca por melhor desempenho nos e-Sports. Para encarar maratonas de horas em frente ao computador ou videogame, jogando em alto nível, os nerds estão adotando treinamentos específicos para melhorar seu desempenho.
Treinamento para e-Sports
Os treinos nas academias, combinados com horas na frente das telas, alimentação adequada e cuidados psicológicos, têm sido fundamentais para a evolução dos atletas de e-sports. De acordo com o personal trainer e especialista em biomecânica André Albuquerque, essa nova abordagem é essencial para a performance dos jogadores.
“No caso da musculação, por exemplo, temos evidências científicas de que ela não melhora apenas o funcionamento dos músculos, mas também contribui para o funcionamento do cérebro e da memória”, afirma Albuquerque. Ele também destaca a prevenção de lesões causadas por movimentos repetitivos e má postura como outros benefícios importantes.
Parceria com a Smart Fit
A integração do treinamento físico com a performance dos jogadores de e-sports ganhou um endosso significativo no ano passado, quando a Smart Fit, maior rede de academias do Brasil, anunciou seu patrocínio ao ‘Fluxo’, uma empresa de e-sports com equipes de alto rendimento em jogos como Free Fire Mobile, League of Legends e Counter Strike.
Essa parceria não só trouxe um impacto competitivo positivo para as equipes do Fluxo, mas também reforçou a importância do treinamento físico para os jogadores.
“Acredito que o treinamento físico, como a musculação, contribui 100% para meu desenvolvimento pessoal dentro e fora do jogo. Sinto que me ajuda a me manter mais ativa durante o dia, bem como a ter um raciocínio e tempo de reação melhores dentro do jogo também”, afirma a jogadora ‘Yungher’, do time feminino de Counter Strike do Fluxo. A colega ‘Poppins’ concorda: “Os trabalhos físicos me fazem ficar cada vez mais produtiva e concentrada nos treinos. Meu corpo fica mais disposto.”
Dicas de Treinamento
Para aqueles que desejam se exercitar como um atleta de e-sports, o treinador André Albuquerque oferece algumas dicas de treino:
Treino A:
- Mobilidade Tronco: 2 séries, 15 repetições, 2 a 3 exercícios
- Supino Reto: 3 séries, 10-15 repetições, intensidade moderada, intervalo de 1-2 min
- Supino Inclinado Máquina: 3 séries, 12 repetições, intensidade moderada, intervalo de 1-2 min
- Remada Máquina: 3 séries, 12 repetições, intensidade moderada, intervalo de 1-2 min
- Leg Press Horizontal: 3 séries, 10-15 repetições, intensidade moderada, intervalo de 1-2 min
- Agachamento Livre: 3 séries, 12-15 repetições, intensidade leve, intervalo de 1-2 min
Treino B:
- Alongamento Superior: 1 série, 15 segundos, 2 a 3 exercícios
- Alongamento Inferior: 1 série, 15 segundos, 2 a 3 exercícios
- Desenvolvimento Máquina: 3 séries, 10-15 repetições, intensidade moderada, intervalo de 1-2 min
- Rosca Direta Halter: 3 séries, 10-15 repetições, intensidade moderada, intervalo de 1-2 min
- Cadeira Flexora: 3 séries, 10-12 repetições, intensidade moderada, intervalo de 1-2 min
- Cadeira Extensora: 3 séries, 10-12 repetições, intensidade moderada, intervalo de 1-2 min
- Prancha Lateral: 2 séries, 20 segundos, intensidade adaptável, intervalo de 30-60 seg
Para mais detalhes, confira o vídeo completo com as dicas de Albuquerque: