Ron Bugado: animação fofa discute amizade em era online

Ron Bugado: animação fofa discute amizade em era online

Podemos dizer que as redes sociais e a vida online em geral criaram bolhas nas quais convivemos com pessoas com interesses e opiniões que refletem os nossos. Mas, já parou para pensar que tipo de relações são construídas em ambientes assim? Ou quando foi que paramos de aceitar as diferenças para manter alguém querido por perto? Essas são as reflexões propostas por Ron Bugado (Ron’s Gone Wrong, EUA/Canadá/Reino Unido, 2021).

Estreando nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (21), a primeira animação lançada pelo estúdio Locksmith Animation e distribuída pela 20th Century Studios conta a história de Barney (Jack Dylan Grazer, de It: A Coisa), garoto que, assim como todos de sua idade, recebe de presente um robô digitalmente conectado. Acontece que o “dispositivo” Ron (Zach Galifianakis, de Se Beber, Não Case!) veio com um probleminha na atualização.

Amizade inesperada

Sem funcionar como o esperado, Ron tem dificuldades para entender a amizade que deve oferecer a Barney, discrepância que fica mais acentuada quando a dupla vê todo o pessoal da escola interagindo com seus amigos tecnológicos. Sendo assim, enquanto Barney cria todo um código de como Ron deve agir, aos poucos o robô mostra que sua espontaneidade e até os defeitos fazem com que o menino tenha uma experiência única e verdadeira.

Males da vida digital

Além da bonita e disfuncional amizade, a produção dirigida por Sarah Smith (Operação Presente), Jean-Philippe Vine (veterano da Pixar) e Octavio E. Rodriguez (As Épicas Aventuras do Capitão Cueca) explora os lados mais sinistros da era online. Dessa forma, a obra traz uma empresa que usa os robôs para invadir a privacidade dos usuários e mostra como todo mundo quer parecer bem na internet mesmo quando se sente sozinho.

Nesse aspecto, o caso mais impactante é o de Savannah (Kylie Cantrall, de Gabby Duran: Babá de Aliens), que após um vídeo viral deixa de ser a garota mais popular do colégio para se tornar alvo de bullying. Ou seja, um alerta sobre como a exposição online pode ser perigosa quando tudo que se deseja são um maior número de curtidas, visualizações e seguidores.

Next Post

Duna (2021): um épico grandioso e instigante

Adaptação da obra do escritor Frank Herbert, Duna (Dune, EUA/Canadá, 2021) chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (21) com o rótulo de uma das produções mais pomposas deste ano. Com elenco estelar e direção de Denis Villeneuve (A Chegada), o longa junta todos os recursos que a Warner Bros. Pictures […]
Duna (2021) apresenta aventura grandiosa e instigante