Trabalhar em parceria com um cartão de crédito para pessoa jurídica é ideal para conseguir avançar em muitos projetos dentro de uma empresa.
Isso porque essa modalidade proporciona alguns benefícios às companhias que vão além de um simples pagamento, aprimorando até mesmo seu capital de giro.
Apesar dos cuidados necessários, a segurança de operar com um cartão é muito grande, principalmente pelo fato de se conseguir fazer compras à vista e a prazo sem precisar sacar dinheiro em caixas eletrônicos.
Então, para te mostrar o tanto de coisas boas que um cartão de crédito jurídico pode proporcionar ao seu negócio, continue a leitura e veja como solicitar um para sua empresa.
Como funciona o cartão de crédito para empresas
Quem já utiliza um cartão de crédito para pessoa física tem mais facilidade de se familiarizar com a utilização desta ferramenta.
A lógica de contratação é a mesma para pessoa física: a pessoa solicita o cartão; aguarda aprovação; recebe o cartão em casa; é informado do limite de crédito disponível; e pode começar a utilizá-lo.
Também funciona similar o processo de uso: você faz compras com pagamentos à vista ou parcelados dentro do limite disponível no período de faturamento; recebe a fatura após o fechamento; paga sem juros ou multas até o vencimento.
Quando recorrer a este tipo de meio de pagamento
Um dos principais pontos que diferenciam o cartão de crédito para pessoa jurídica para um de pessoa física é o limite de crédito.
Normalmente, quando você solicita esse tipo de cartão, a instituição financeira tende a entender que uma empresa precisa de um limite maior que uma solicitação feita por CPF.
Afinal, as transações financeiras feitas por um CNPJ tendem a ser maiores, como para compras de materiais, equipamentos, produtos, entre outros.
Dessa forma, recorrer a um cartão de crédito PJ pode garantir à sua empresa um poder de compra consideravelmente interessante, que possibilita melhor seu capital de giro e, consequentemente, seu fluxo de caixa.
5 benefícios do cartão de crédito para uma empresa
Ter um cartão de crédito em mãos representa mais segurança para empreender no seu negócio, olhando para o futuro e mirando nas metas.
Os benefícios são muitos, e agora você irá conhecer os principais destaques em mais detalhes.
1 – Controle financeiro
O cartão de crédito para pessoa jurídica possibilita que sua empresa otimize seu planejamento financeiro. Com ele, é possível ter um melhor controle de gastos e até estabelecer limites.
Como exemplo disso, considere tipos de despesas, centro de resultados, projetos, equipes, entre outros.
O principal ganho aqui é poder gerenciar o dinheiro destinado às despesas com mais assertividade e precisão, tendo um histórico que permite, ainda, previsões de gastos futuros.
2 – Poder de compra
Como já mencionado anteriormente, ao utilizar um cartão de crédito PJ, você aumenta seu poder de compra.
Veja só um exemplo: imagine que seu principal fornecedor está com uma promoção de matéria-prima, mas você não tem dinheiro suficiente para comprar o montante necessário para melhorar sua lucratividade.
Com um bom limite de crédito disponível no seu cartão, você garante o desconto e ainda tem um prazo para captar recursos para pagar a compra.
3 – Capital de giro
Ainda na lógica do exemplo acima, imagine agora que você vai aproveitar o desconto feito pelo seu fornecedor e pagar parcelado em 10 vezes.
Dessa forma, você conseguiu um preço mais atrativo, tem possibilidade de se manter mais competitivo no mercado e, ainda, vender à vista aos seus clientes.
Isso significa que você terá dinheiro agora para investir em outros benefícios e pagar o fornecedor em suaves prestações na fatura do seu cartão.
Você faz capital de giro sem precisar comprometer suas finanças, nem pagar juros para isso.
4 – Segurança contábil
Quando você consegue centralizar seus gastos em um único local, a conciliação contábil também só tem a ganhar. Ou seja, o cartão corporativo garante mais otimização no dia a dia do setor financeiro.
Isso porque seu uso facilita o processo de auditoria e segurança contábil, uma vez que a fatura permite a visualização dos valores sem que haja confusão entre eles.
A depender da sua planilha ou sistema de conciliação, os valores que saem e entram podem ser feitos automaticamente, de forma integrada à gestão de despesas.
5- Melhoria do Processo de Prestação de Contas
Numa empresa onde as viagens são frequentes – seja para atender clientes, ou para captá-los – os gastos com combustível, alimentação, estacionamento e hospedagem são comuns e recorrentes.
Numa rotina normal, para que isso aconteça o colaborador precisa solicitar adiantamentos ou realizar o gasto do próprio bolso, solicitando reembolso com comprovação dos gastos.
O cartão corporativo vem de encontro para facilitar esse processo, É possível realizar os gastos diretos no cartão PJ, apenas justificando as despesas.
Cartões de crédito PJ sem anuidade
Sim, eles existem e trazem ainda mais benefícios à sua empresa. Hoje em dia, algumas empresas – normalmente as fintechs – passaram a oferecer gratuidade desse tipo de taxa.
Na Cora, por exemplo – conta digital exclusiva para empresa – você tem a possibilidade de ter um cartão sem pagar nada por isso, além da conta também não ter mensalidade.
Isso significa que você pode ter todos os benefícios citados acima sem pagar nada por isso. Ou seja, menos gastos com taxas desnecessárias e mais economia para seu caixa.
Vale ressaltar, apenas, que a taxa isenta é apenas a anuidade, certo? Caso você atrase as faturas ou entre no crédito rotativo, serão acrescidos juros e multas na sua próxima fatura.
Viu só quantas possibilidades um cartão de crédito pode criar para sua empresa? Se bem utilizado, você melhora sua lucratividade, consegue investir o dinheiro em pontos estratégicos e ainda evita problemas na conciliação dos custos.
Para evitar problemas com juros e multas, basta ter um bom controle do limite de crédito, deixá-lo condizente com a sua realidade e não esquecer de pagar a fatura em dia.
Uma ajuda para isso é colocar o pagamento em débito automático, garantindo, apenas que tenha dinheiro na conta no dia do vencimento.