A 97ª edição do Oscar, realizada no último domingo (2), consagrou uma série de produções, com destaque para a obra brasileira Ainda Estou Aqui, que fez história ao conquistar sua primeira estatueta da Academia.
Dirigido por Walter Salles, o filme venceu na categoria de Melhor Filme Internacional, derrotando a concorrente francesa Emilia Pérez, que, apesar de 13 indicações, saiu com apenas duas estatuetas.
“Ainda Estou Aqui” e a primeira vitória brasileira
Ainda Estou Aqui foi um dos filmes mais comentados da noite, com três indicações ao total, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
Contudo, a atriz brasileira não levou a estatueta, que foi para Mikey Madison, protagonista de Anora, que também triunfou nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição, tornando-se o grande vencedor da noite com cinco prêmios.
A direção de Sean Baker foi amplamente aplaudida, com o cineasta subindo ao palco quatro vezes para agradecer pelas conquistas.
Adrien Brody e Zoe Saldaña vencem nas categorias de atuação
Na competição masculina, Adrien Brody foi o grande vencedor de Melhor Ator por sua performance em O Brutalista, enquanto Mikey Madison, de Anora, levou a estatueta de Melhor Atriz.
Na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, Kieran Culkin, de A Verdadeira Dor, desbancou grandes nomes, como Edward Norton e Guy Pierce, consolidando-se como um dos destaques da cerimônia. Já Zoe Saldaña, por sua vez, foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante em Emilia Pérez.
Outros destaques
Além disso, Duna: Parte 2 se destacou nas categorias de Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais, recebendo os prêmios nas respectivas categorias, consolidando ainda mais o sucesso da sequência de Denis Villeneuve.
Por fim, Flow venceu como Melhor Animação, O Brutalista ganhou como Melhor Fotografia, I’m Not a Robot levou como Melhor Curta-Metragem em Live-Action e El Mal de Emilia Pérez foi a Melhor Canção Original.