A animação premiada Flow, dirigida por Gints Zilbalodis, chegou aos cinemas brasileiros com exibição em mais de 350 salas. Com uma trama envolvente e visualmente deslumbrante, o filme do gatinho já abocanhou mais de 50 prêmios, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Animação, e está indicado ao Oscar 2025 nas categorias de Melhor Animação e Melhor Filme Estrangeiro.
Sobre a trama
A história acompanha um gatinho cinza e solitário que tem seu lar destruído por uma grande inundação. Após o desastre, ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, sendo forçado a se unir a elas, superando as diferenças entre os moradores do barco.
Colecionando prêmios
Com prêmios como o Globo de Ouro de Melhor Animação e o Prêmio do Público e Prêmio do Júri em Annecy, Flow também recebeu reconhecimento em diversos outros festivais e premiações, como os European Film Awards, o Bafta (indicado a Melhor Filme de Animação e Melhor Filme Infantil) e o Critics Choice Awards.
Veredito sobre Flow
Com uma narrativa que mistura aventura e fantasia, Flow propõe uma reflexão sobre a adaptação, a empatia e a superação das diferenças em tempos de adversidade. A animação se leva a sério de um jeito literal a partir de seu título. Assim, “flow“, que em inglês quer dizer “fluxo“, coloca animais variados diante dos perigos de um misterioso fluxo d’água – isto é, uma enchente.
A presença da enchente e dos bichos remete à história de Noé, mas aqui não há pares buscando a salvação. Os personagens que dividem um barco são distintos, podendo ser considerados inimigos naturais. Se mantendo séria, a obra aposta em ruídos, expressões e sinais corporais para fazer a comunicação dos protagonistas. Impressiona a coragem da produção em não trazer linguagem verbal, o que é um de seus muitos méritos.
O filme é uma coprodução da Letônia, Bélgica e França, com 85 minutos de duração e classificação livre.