Os Mercenários 4: desgaste dos atores e da fórmula

Os Mercenários 4 mostra o desgaste dos atores e da fórmula

Os Mercenários foi um verdadeiro evento cinematográfico no distante ano de 2010. O primeiro filme reuniu nomes de peso do passado, como Jet Li e Arnold Schwarzenegger, e os colocou ao lado de astros de ação contemporâneos, como Jason Statham, demonstrando que os brucutus do passado ainda mereciam uma aventura final. Depois de muitas polêmicas nos bastidores, com direito a novo desentendimento entre Sylvester Stallone e o produtor da franquia, Os Mercenários 4 correu risco de sequer acontecer ou, ser feito sem seu protagonista, Barney Ross (Stallone). Mas os dois se resolveram e o filme não só foi feito, como também conta com a presença de Sly, naquela que promete ser sua última participação na saga.

No novo filme, o grupo precisa se reunir novamente para lidar com uma potencial ameaça em escala global: um terrorista chamado Suarto Rahmat (Iko Uwais), que busca roubar ogivas nucleares e forjar um ataque norte-americano à Rússia. Para evitar uma Terceira Guerra Mundial, a equipe precisa agir nas sombras, custe o que custar. O longa sequer perde tempo para estabelecer qualquer profundidade na trama. Na verdade, não é um problema, visto que a produção entende que suas forças são a ação e os astros em tela. O que incomoda é como as próprias qualidades não se traduzem em algo competente. A ação é funcional em cortes rápidos e pouco inventiva. Em meio a conversas travadas, os diálogos contêm muitas frases de efeito.

Renovação falha

Neste quarto capítulo, que está sendo vendido como “um filme à moda antiga”, a ideia da direção foi se aproximar novamente do segundo filme da saga (2012) apostando mais no humor e na megalomania, o que poderia ser fantástico, mas acaba sendo ruim justamente pelo mesmo problema de Mercenários 3 (2014): a reposição de elenco não é boa o bastante. Entre os novatos, o filme falha em trazer rostos relevantes do gênero de ação nos dias de hoje. Os antecessores reuniam passado e presente na mesma equipe. Por outro lado, a escolha de elenco, que inclui Megan Fox, 50 Cent e os menos famosos Jacob Scipio e Levy Tran, deixa a desejar.

Next Post

Vilão de 'Ahsoka': conheça o Grão- Almirante Thrawn

Dentro do vasto universo de Star Wars, poucos personagens conseguem rivalizar com a genialidade estratégica e a presença imponente do Grão-Almirante Thrawn. Este artigo irá explorar em detalhes quem é Thrawn, seus principais feitos, características marcantes e sua jornada dentro do cânone expandido de Star Wars. Quem é o Grão-Almirante […]
Conheça o Grande Almirante Thrawn, vilão de ‘Ahsoka’