A mais nova série do universo Star Wars, Obi-Wan Kenobi chegou ao Disney+! E verdade seja dita: é muito bom ter de volta às telas o grande mestre Jedi interpretado por Ewan Mcgregor – e mais de sua história com o Anakin Skywalker de Hayden Christensen.
A trilogia prequel dos anos 2000 pode ter seus deslizes com relação às escolhas que George Lucas tomou na época em que os filmes estavam em desenvolvimento, mas se tem uma coisa que os 2 primeiros episódios de Obi Wan Kenobi mostram é que a construção da relação entre o mestre Obi-Wan e seu aprendiz Anakin foi um grande acerto. Mesmo que o reconhecimento disso tenha vindo tardiamente.
Logo em seus minutos iniciais, o programa explora ainda mais profundamente a tragédia que foi a Ordem 66, não apenas para os Jedi, mas para toda a galáxia – que ficou completamente desamparada perante à ascensão do Império.
Tempos sombrios
A atmosfera de desesperança e medo que ronda a história é quase palpável, muito similar ao game Jedi Fallen Order, cujo enredo se passa muito próximo à época desta série. Agora, os Jedi são fugitivos, vivendo escondidos. Porém, tal qual uma abelha não consegue ficar longe do mel, um Jedi não consegue deixar de ajudar as pessoas, e o Império sabe muito bem disso.
Nesse ponto da trama, o Obi-Wan que vemos é um pálido reflexo do grande cavaleiro que foi em outros tempos. Sozinho, cheio de dúvidas, atormentado pelo que foi obrigado a fazer com seu antigo aprendiz e irmão, ele vive apenas para cumprir a missão de proteger aquele que um dia será a “nova esperança” da galáxia.
Nos capítulos deste começo, o título se preocupa em se aprofundar nos traumas de Kenobi e em pavimentar o caminho para o inevitável confronto com Darth Vader, que mesmo não aparecendo fisicamente logo de cara, pode ter sua presença sentida por meio dos Inquisidores e da culpa que Obi-Wan carrega. Todos os caminhos levam a Vader.
Referências e nostalgia
Para os fãs mais saudosistas que, além dos longas, acompanharam as séries Star Wars Clone Wars e Star Wars Rebels, a emoção toma conta com as referências que Obi-Wan Kenobi traz e a sensação de nostalgia e fan service que circundam a atração. É quase como reencontrar velhos amigos que não se via há muito tempo.
Sendo assim, a produção já começa com força total, tornando simplesmente impossível não se empolgar com o que virá a seguir. Ou seja: bem-vindo de volta, Obi-Wan. Sentimos saudades.