Um dos últimos lançamentos de 2024, Mufasa: O Rei Leão surgiu como uma aposta da Disney em sua saga para transformar animações clássicas em live-actions. Com a produção, agora, o estúdio aposta em uma história totalmente original que revela as raízes humildes do protagonista que dá nome ao longa e a seu irmão adotivo, Taka – ou melhor, Scar.
Dirigido por Barry Jenkins (Moonlight: Sob a Luz do Luar), o título com roteiro de Jeff Nathanson (A Jovem e o Mar) funciona como uma espécie de flashback, em que o velho Rafiki (John Kani) conta para Kiara (Blue Ivy Carter) as primeiras aventuras de seu avô. E tudo com os comentários engraçados da querida dupla Timão (Billy Eichner) e Pumba (Seth Rogen).
Destinado a ser rei
Conhecemos Mufasa (Aaron Pierre) como um jovem desgarrado de sua família, acabando acolhido pelo rei do Vale dos Leões, Obasi (Lennie James), junto se companheira, Eshe (Thandiwe Newton), e do filho, Taka (Kelvin Harrison Jr.). Como diferencial, o protagonista conta com um dom de farejar qualquer coisa a quilômetros de distância. No entanto, fazer uso disso para alertar seu novo bando coloca Mufasa por vezes em descrédito.
Afinal, de pouco vale a palavra de um forasteiro para o novo bando.
Porém, o que Obasi não sabe é que Mufasa está certo sobre uma ameaça que ronda o grupo. Estamos falando do leão albino Kiros – na voz de ninguém menos que Mads Mikkelsen (Doutor Estranho). O vilão é seguido por um batalhão de leoas cruéis, que o ajudam em seu desejo de se tornar o único rei leão. Com isso, Mufasa é o único capaz de encarar os malvados – mas não antes que seja tarde demais para alguns. Assim, temos o início de sua jornada ao trono.
O melhor de “O Rei Leão”
Com 1h58 de duração, o longa aposta em arcos de ascensão e traição, como o material original fez em animação e no live-action. Porém, mesmo com essa carga dramática, a produção aposta um vibe mais leve e divertida, remetendo ao tempo em que Simba passa com Timão e Pumba. Aliás, a aventura também oferece ao público a oportunidade acompanhar o começo de um grupo.
Aqui, além de Mufasa e Taka, juntam-se ao grupo de sobreviventes o jovem mandril Rafiki (Kagiso Lediga), princesa Sarabi (Tiffany Boone) e seu mordomo, o calau Zazu (Preston Nyman). Entre amizades disfuncionais, surgem a rivalidade entre os “irmãos adotivos”, bem como o amor de Mufasa por Sarabi – com este sendo uma das mais belas construções de Mufasa: O Rei Leão.
Assim, os cinco partem rumo à savana abaixo da Pedra do Rei, no intuito de recrutar mais leões dispostos a enfrentar Kiros.
Veredito
O novo filme da Disney entrega mensagens poderosas sobre união entre os diferentes, embalada por uma aventura carismática feita para a família toda. Por fim, vale a pena prestar atenção na trilha sonora, em especial pelas músicas “We Go Together” e “Tell Me It’s You“.