Símbolo de resistência no gênero de ação, Liam Neeson (Busca Implacável) afirma estar preparando sua aposentadoria em filmes desse estilo. Porém, para os fãs do ator de 69 anos, é possível encontrar nos cinemas brasileiros um de seus trabalhos recentes: Missão Resgate (The Ice Road, EUA/Canadá, 2021).
Sob a direção de Jonathan Hensleigh (O Justiceiro), Neeson assume o papel de Mike McCann, que, após deixar o serviço militar, passa a se aventurar pelas estradas entre os EUA e o Canadá fazendo entregas com caminhão. Tudo isso para sobreviver junto de seu irmão, Gurty (Marcus Thomas, de O Mafioso), que sofre de perturbação de estresse pós-traumático.
Com o mercado de trabalho difícil para pessoas nessa situação, Mike aceita a missão de transportar os equipamentos de socorro para uma mina de diamantes que desabou no norte canadense. Acontece que a única estrada disponível até lá é feita de gelo. Ou seja, somente um motorista muito disposto a correr riscos para encarar esse desafio.
Desconfiança na pista
Apostando no combo “ação e velocidade”, a produção ainda cria suspense por colocar dúvida sobre quem está sabotando a empreitada. Para isso, logo são apresentados os caminhoneiros Jim Goldenrod (Laurence Fishburne, de Matrix) e Tantoo (Amber Midthunder, de Legião), bem como o analista de riscos Tom Varnay (Benjamin Walker, de Jessica Jones).
Mas, ao fim de 1h49, fica a impressão de que Missão Resgate perde a direção por acelerar rumo a uma história de “veículo desgovernado” e alternar até uma trama sobre conspiração empresarial em que os objetivos parecem apenas genéricos.