Os cinemas se preparam para reabertura em diversas praças no Brasil, novamente por conta da pandemia. Em um período tão difícil como este, nada melhor do que uma dose generosa de cultura – além da vacina, claro. Por isso, o destaque desta semana é o lançamento de Minari – Em Busca da Felicidade (Minari, EUA, 2020), grande candidato ao Oscar (disputando 6 categorias), trazido às salas de exibição pela Diamond Films.
Dirigido e escrito por Lee Isaac Chung (Abigail Harm), o título viaja ao estado do Arkansas (EUA) de 1983 para acompanhar a chegada de uma família de imigrantes coreanos que almeja realizar o prometido sonho americano. Com 1h55 de duração, a produção exibe todos os problemas encarados pelo casal Jacob (Steven Yeun, de The Walking Dead) e Monica (Yeri Han, de Worst Woman) em sua adaptação a essa nova vida.
Expectativa x Realidade
A questão é que Jacob sonha em fazer sucesso e ganhar dinheiro cultivando legumes coreanos em sua fazenda, mas o caminho para é duro. O rapaz investe as economias da família em equipamentos para plantação, embora sua esposa ainda deseje voltar para a cidade. Os atritos, a falta de sorrisos marcam o longa-metragem, dando um clima bastante sóbrio e até triste para a narrativa, ressaltando a melancolia dos dias da família.
Além disso, o casal tem dois filhos. O caçula, David (Alan Kim, estreante) – que sofre de sopro no coração –, e a maiorzinha, Anne (Noel Kate Cho, também em seu primeiro trabalho). As crianças também tentam se adaptar à nova cultura e à comunidade que se diferenciam das origens da sua família. E tudo se complica mais quando os irmãos ficam aos cuidados de Soonja (Yuh-Jung Youn, de Sense8), avó que foge dos estereótipos.
O que importa de verdade
Embora Jacob e David postulem como protagonistas, a presença de Soonja é o elemento que mais se destaca na história. Falastrona e descolada, a avó percebe que os mais jovens relutam para encontrar um lugar para chamar de lar. É por isso que a anciã brilhantemente interpretada tenta fortalecer a família de toda forma possível. Seja com economias escusas ou incentivando o neto a se esforçar, Soonja nutre as raízes das família sem parecer uma “avó exemplar”.
A cada problema que aparece diante de seus personagens, Minari – Em Busca da Felicidade retrata toda a dureza da vida, mas também mostra que união e respeito às origens perante as dificuldades valem mais do que qualquer sucesso financeiro. Além disso, por exaltar e fazer justiça a grandes talentos asiáticos, o filme ganha importância por se fazer um alento aos povos que estão sendo atacados por uma onda de ignorância desencadeada pela pandemia.