Você não precisa mais ser o Maurício de Sousa para comandar as histórias da Turma da Mônica! Agora, os fãs têm a oportunidade de “brincar” de redator e criar diálogos com os personagens da turminha mais famosa do Brasil. Essa é a proposta do livro-caixinha Inventando Diálogos, que acaba de ser lançado pela Matrix Editora por R$ 35. Este é o terceiro livro-caixinha da Turma da Mônica.
O projeto é idealizado por Paulo Tadeu, diretor da Matrix Editora, em parceria com a MSP. O primeiro, Caixinha de Dedução e Lógica, traz a Turma da Mônica em situações para a criança usar a lógica e completar as frases junto de cada imagem ou responder às perguntas propostas. O segundo, intitulado Qual é a pergunta? traz um desafio para a criatividade e a linguagem: pensar qual é a pergunta que os personagens estão fazendo nas 40 cartas. Não tem resposta certa. Só tem que usar a imaginação.
Assim como os outros dois, o livro-caixinha Inventando Diálogos, tem 40 cartas da Turma da Mônica. Elas são divididas em dez grupos compostos por quatro cartas. Cada um desses grupos formam uma pequena história, com começo, meio e fim. A proposta é que a criança coloque as imagens na ordem e invente os diálogos dos personagens em cena, de maneira coerente com as ilustrações. “É um exercício que estimula a linguagem, criatividade, lógica e interpretação”, diz Tadeu. Tudo isso feito de forma lúdica, já que envolve os divertidos personagens e situações dos quadrinhos infantis que vem marcando infâncias de várias gerações.