A série Maria e o Cangaço estreia no Disney+ no dia 4 de abril, trazendo uma nova perspectiva sobre o movimento cangaceiro. Com Isis Valverde no papel de Maria Bonita e Júlio Andrade como Lampião, a produção promete uma nova visão sobre a história real, explorando o ponto de vista de Maria, uma mulher forte e determinada que desafiou as convenções de sua época.
A trama, baseada no livro Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço, de Adriana Negreiros, retrata Maria Bonita antes de se tornar uma lenda do cangaço. A série destaca sua luta para equilibrar o desejo de viver em família com a vida fora da lei que a cercava. Maria, uma mulher alfabetizada e que entrou para o cangaço por escolha própria, se torna uma protagonista ativa, quebrando estereótipos e se tornando uma figura de resistência.
Com direção geral de Sérgio Machado e a direção de Thalita Rubio e Adrian Teijido, a produção se passa em locações no sertão nordestino, com cenas de ação intensas e uma bela fotografia. O elenco também conta com nomes como Rômulo Braga, Mohana Uchôa e Clebia Sousa.
Com 6 episódios disponíveis desde sua estreia, a atração promete ser uma série dramática, com batalhas épicas e um retrato visceral do cangaço, colocando Maria Bonita no centro da história.