Spawn: o seu guia para ler o Soldado do Inferno

Carlos Bazela
Spawn: o seu guia para ler o Soldado do Inferno
Foto: Image Comics

Se você já era um leitor de quadrinhos na década de 1990, com certeza um advento pegou você desprevenido: Spawn. Quando os super-heróis dominavam as bancas, a Image Comics chegou com o pé na porta ao mostrar um anti-herói deformado, com capa, correntes um uniforme maneiro e a moral discutível. E o melhor de tudo: vindo diretamente das profundezas do inferno para eliminar monstros e quem mais ficasse entre ele e sua amada esposa Wanda, a mulher por quem ele fez, literalmente, um pacto para voltar à Terra.

Caso você esteja entre esse público, já deve estar sabendo da boa notícia: o Soldado do Inferno está de volta ao Brasil pela Panini em várias séries de encadernados que contam a história desde o início.

Mas, para quem já ouviu falar ou teve acesso a apenas uma edição ou outra na época – caso deste que escreve esse texto – o que ler? Por onde começar? O BN teve acesso a algumas dessas edições e te ajuda a mergulhar nesse universo.

Spawn Origens

Bom, para responder a pergunta acima da forma mais óbvia possível, o ideal é começar do começo. A série Spawn Origens traz a história desde o primeiro número, com Al Simmons retornando à Terra depois de ser morto para descobrir que sua esposa se casou com o seu melhor amigo, tem uma filha e ele agora é um homem deformado com um uniforme estiloso, pouca memória de quem foi e, claro, estranhos poderes que ele ainda não sabe direito como funcionam.

Aqui, fica o destaque sobre como uma arte caprichada e histórias mais pesadas, bem puxadas para o gore, ajudaram a consolidar o personagem até hoje.

Spawn

Essa série começa do número 296 do gibi original. Ou seja, é excelente para quem leu tudo o que saiu na época da Abril Jovem e gostaria de saber o que houve com o personagem depois disso. Então, se você quer saborear a história desde o início, vale ficar longe até estar em dia com todos os volumes de Origens para evitar spoilers.

Agora, se você não está nem aí pra isso (eu aqui), a série é ótima para ver como a trama se tornou algo ainda maior e mais inteligente desde a década de 1990. O peso religioso, com a guerra entre céu e inferno segue forte e ainda mais entrelaçado com conspirações de governo e política, que acabavam sendo apenas pano de fundo das HQs de antigamente, com foco na ação.

Rei Spawn

Com uma trama excelente, centrada em cultos homicidas, doutrinação pela internet e um forte tom político, a HQ traz alguns elementos que, para serem melhor compreendidos, pedem a leitura dos primeiros volumes das duas séries acima.

Logo no primeiro volume, vemos Al Simmons no auge do seu poder e pronto para assumir seu lugar como governante das profundezas. Mas isso é o que outros querem. E estão dispostos a tudo para conseguir.

E tem mais

Fora as séries regulares, o universo de Spawn segue pela Panini com especiais focados no Violador, a íntegra da minissérie Feudo de Sangue e um gibi extra focado no Spawn Pistoleiro, sendo que todas as três pedem, pelo menos, a leitura dos primeiros volumes de Spawn Origens e Rei Spawn para serem compreendidas na totalidade.

Ou seja, vale preparar a carteira e ficar de olho em promoções, pois a mitologia do Soldado do Inferno é rica e interessante demais para passar batido por quem curte HQ.

Next Post

Nintendo Switch 2 é anunciado para junho

O Nintendo Switch 2 será lançado em 5 de junho de 2025, trazendo melhorias no design, hardware e funcionalidades. O novo modelo mantém a proposta híbrida de ser usado tanto como console portátil quanto de mesa, com melhoramentos técnicos para uma experiência de jogo aprimorada. Recursos e funcionalidades do Nintendo […]
Nintendo Switch 2 é anunciado para junho