Sabe aquela primeira vez em que seu coração acelerou e, talvez mesmo sem entender, você logo soube que se tratava de um sentimento? Sim, aquele primeiro amor, que pode passar rápido, durar a vida inteira ou sequer ter sido declarado. Seja como for, todo mundo já passou por isso. E é essa inocência de se apaixonar pela primeira vez é o destaque de Licorice Pizza (Licorice Pizza, EUA/Canadá/2021), que estreia na quinta-feira (17) nos cinemas brasileiros.
Com direção e roteiro de Paul Thomas Anderson (Embriagado de Amor), o longa viaja até os Estados Unidos da década de 1970 para apresentar Gary (Cooper Hoffman, estreante), um estudante de 15 anos que aspira se tornar um ator. Cheio de ambições, ele conhece Alana (Alana Haim, cantora e compositora), de 25 anos, a quem convida para um encontro depois de uma breve conversa. Mas, o que parecia improvável se mostra uma flechada certa do destino.
Cientes de empecilhos como a diferença de idade e os momentos diferentes na vida de cada um, Gary e Alana aos poucos estabelecem algo além da amizade, como um relacionamento que não é falado, mas possui regras claras para funcionar. Em suas 2h14 de duração, o longa detalha o progresso natural de um relacionamento sob a perspectiva de quem vive isso pela primeira vez, bem como os transtornos e inseguranças comuns para essa fase.
Clima jovem, ambientação retrô
Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Diretor, o título chega com esse apelo juvenil, mas, por se tratar de uma produção de época, cria uma espécie de contraste – talvez pensado para limar da história a tecnologia e dinâmicas de relacionamentos atuais, para entregar uma versão mais pura e ingênua do amor. E o resultado disso é uma mistura de comédia, drama e romance que consegue dialogar com todos os públicos.
Com isto posto, Licorice Pizza é uma excelente dica para quem deseja sentir o coração bater mais forte, especialmente em uma semana que começou com Valentine’s Day.