Conforme uma pesquisa da Piedmont Media Research (veja a publição na Variety), Jogos Vorazes: A Esperança – O Final (The Hunger Games: Mockingjay – Part 2, EUA, 2015) era o filme mais esperado do segundo semestre de 2015. Encerrando a adaptação das aventuras de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence, de X-Men: Primeira Classe), o filme lançado nos cinemas brasileiros no dia 18 de novembro tem a missão de reverter o mau desempenho de Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 e concluir a saga de maneira digna.
Após os (pouquíssimos!) eventos do longa anterior, o blockbuster precisava apenas mostrar como termina a guerra entre a Capital e a maioria dos distritos de Panem, e é o que a produção faz. Dirigido novamente por Francis Lawrence (Eu Sou a Lenda), Jogos Vorazes: A Esperança – O Final, se não se mantém completamente fiel ao livro, ao menos, apresenta todos os acontecimentos esperados pelos fãs da aclamada série criada pela escritora Suzanne Collins.
Com isso, a obra segue a jornada de Katniss, Peeta (Josh Hutcherson, de Amanhecer Violento), Gale (Liam Hemsworth, de Os Mercenários 2) e outros seletos aliados para acabar com o reinado cruel do Presidente Snow (Donald Sutherland, de Uma Saída de Mestre). Em meio às batalhas, a protagonista deve assumir a liderança da revolução como o Tordo.
Na maior edição dos Jogos Vorazes, Katniss é a única a ter uma história bem trabalhada, o que deixa personagens importantes com finais muito discretos, como Haymitch (Woody Harrelson, de True Detective) e (Elizabeth Banks, de Uma Aventura Lego). Pelo lado positivo, o papel desenvolvido por Alma Coin (Julianne Moore, de Para Sempre Alice) faz seu desfecho ser aplaudido.
Com destaque para a última atuação de Philip Seymour Hoffman (Capote), Jogos Vorazes: A Esperança – O Final acerta ao se ater à publicação homônima.
Jogos Vorazes: A Esperança – O Final estreou na quarta-feira (18/11).
Leia mais sobre Jogos Vorazes.