Com o cerco se fechando sobre Evandro do Dendê, o Star+ traz a quarta temporada de Impuros. A jornada do líder do tráfico torna-se cada vez mais complexa, com cada vez mais pessoas querendo tomar seu lugar, lhe ver preso ou morto. Nos dois primeiros episódios da temporada, a série prende o espectador, nos deixando com vontade de que o próximo episódio chegue logo.
Quando Evandro se vê traído pela própria mãe, ele começa a ter que pensar em expandir os negócios e depender menos de associados que também podem querer lhe passar a pena. enquanto isso, o policial federal, Vitor Morello, segue no encalço do líder do Dendê, ao mesmo tempo em que tenta achar a filha desaparecida. Tudo isso enquanto facções rivais e o jogo do Bicho planejam tomar de vez a área dominada por Evandro.
Papo reto
‘Impuros’ inicia sua nova temporada resolvendo o grande gancho deixado desde o último episódio da temporada anterior. Sem muita enrolação, os conflitos se resolvem, dando espaço para as tramas que devem ser desenvolvidas ao longo dos próximos episódios.
Um dos maiores trunfos desse início da nova temporada é prosseguir na evolução do personagem Evandro ao longo desses 4 anos de seriado. A vida de crime escolhida pelo protagonista escala exponencialmente e o espectador sente isso de uma maneira natural, sem parecer que a trama pulou etapas para chegar aonde está. A dinâmica do seriado também é um dos pontos mais cativantes. Com a divisão em vários núcleos de história, a quarta temporada garante que sempre tenha algo acontecendo em tela no intuito de deixar o espectador vidrado.
Mesmo se tratando de um tema pesado, ‘Impuros’ equilibra a questão da violência social e do crime organizado com um humor que não soa desrespeitoso. Esse humor funciona muito graças ao elenco de apoio, em especial à Sérgio Malheiros e Leandro Firmino. A escolha por esse lado mais bem humorado também ajuda na criação de uma ligação com os personagens e na interação entre eles soar mais natural.
Pontos a melhorar
Mas a série tem seus pontos negativos, é claro. Se tratando de uma quarta temporada de uma produção sobre crime organizado com diversas cenas de tiroteio, a coreografia e os efeitos especiais deixam muito a desejar. É muito gritante que não há uma coordenação nas cenas de confrontos armados e até mesmo personagens em primeiro plano não sincronizam seus movimentos com os efeitos de tiros sendo disparados. Não há recuo das armas e até mesmo cenas com os personagens atirando, mesmo sem estarem fazendo o devido movimento para o ato.
Veredito (até aqui)
Mas a 4ª temporada ainda consegue fisgar a atenção do público ao introduzir um ponto clássico dos filmes de máfia e crime organizado: a paranoia do poder. Com o crescimento de Evandro, mais inimigos surgem para tentar derrubá-lo e, pior ainda, mais falsos amigos aparecem também. Deixando até mesmo o espectador em dúvida sobre o que pode acontecer.
A quarta temporada de Impuros estreia nesta quarta-feira (30), onde você pode conferir também as 3 temporadas anteriores, dessa que é uma das séries mais bem feitas de ação no Brasil.