A sexta temporada do Projeto Humanos, após o sucesso de O Caso Evandro e Altamira, estreia em 31 de outubro com O Caso Leandro Bossi, um novo trabalho de Ivan Mizanzuk que explora o desaparecimento do menino de sete anos em Guaratuba (PR), em fevereiro de 1992.
“O Caso Leandro Bossi, fecha a trilogia entre Guaratuba, Altamira e Guaratuba. O fato de eu já ter tido contato com o ‘Caso Evandro’ e com o ‘Caso dos Meninos Emasculados de Altamira’ me ajudou a eliminar muitas suposições tirando de cena todas as histerias coletivas que aconteceram na época”, diz Mizanzuk.
Antes do novo caso, os ouvintes podem acompanhar cinco episódios diários que reconstituem o desaparecimento de Evandro Ramos Caetano e a conexão entre as duas histórias.. Esses episódios especiais revelam como a condução do caso Evandro influenciou pistas falsas no desaparecimento de Leandro, prejudicando a investigação na época. Imerso desde 2015 na apuração do crime que vitimou de Evandro, Ivan se aprofundou na história de Leandro Bossi por causa da similaridade dos casos:
“A cronologia dos dois crimes é próxima e sempre foi muito rumorosa. Por causa da má qualidade de informações que foram obtidas naquela época, o inquérito de Leandro acabou funcionando como um apêndice ao do Evandro. No entanto, o caso de Leandro nunca chegou a ser fechado e uma investigação em aberto acaba somando muitas falhas”, destaca o autor da obra.
O Caso Leandro Bossi
O primeiro episódio do prelúdio relembra ‘O Caso Evandro’ de forma resumida. O podcast relembra os acusados e atualiza sobre o desenvolvimento legal após as revelações das fitas de tortura, incluindo os pedidos de perdão do Estado do Paraná e revisão criminal pelo TJPR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná).
‘O Prelúdio a Leandro Bossi‘ reúne cinco episódios especiais e inéditos do podcast Projeto Humanos, com produção do Estúdio 42. A série em áudio está no Globoplay e em plataformas de áudio, reconstituindo os desaparecimentos de Leandro Bossi e Evandro Ramos Caetano, explorando novas investigações e perspectivas.
Para ouvir o primeiro episódio, clique aqui.