Mais um dos jogos a chegar para a nova geração de consoles, Forspoken foi lançamento de destaque no mês de janeiro. Publicado pela Square Enix, o jogo conta a jornada de Frey, uma jovem nova-iorquina levada à bela e cruel Athia. E nós aproveitamos a disponibilidade de sua demo para testar a aventura em terceira pessoa.
Vale destacar que o título chamou atenção logo de cara em sua apresentação numa edição do State of Play, evento online da PlayStation para exibir sua novidades. Dessa forma, a experiência prometia trazer a protagonista com suas habilidades mágicas recém-descobertas para explorar e enfrentar criaturas monstruosas em busca de um caminho de volta para casa. Na companhia do “Algema“, seu bracelete mágico e senciente, Frey deve encontrar o caminho para casa.
Mas será que isso deu certo?
Mundo hostil
Na experiência, além de um tutorial de comandos básicos, pudemos explorar Athia realizando 5 missões inicias – que no fim das contas funcionam como missões secundárias do game. Entre a exploração do cenário, sempre povoado por criaturas nada amistosas, deu para perceber que o jogo tem um repertório grande no que se refere às magias que Frey pode usar. Os comandos para isso, no entanto, pareceram confusos e pouco práticos. E isso é algo que compromete a jogabilidade.
Diante da infinidade de inimigos surgindo e atacando, muitas vezes sem termos a noção de seu nível, o jeito é fugir. Com isso, permanece a sensação de pouco se aproveitar da aventura, mesmo com um sistema de “parkour mágico” que possibilita viajar rapidamente pelo mundo aberto. A parte de personalização de Frey também não agrega muito, uma vez que o visual da heroína não se sobressai aos tons uniformes do cenário.
Dito tudo isso, nossa expectativa (e esperança) é de que a história se desenvolva de forma atrativa.