A HoYoverse, estúdio produtor da franquia Genshin Impact, anunciou na última sexta-feira (13/05) seu novo jogo de RPG e ação futurístico, Zenless Zone Zero, que ainda não conta com previsão de lançamento.
O game traz uma temática de “fantasia urbana pós-apocalíptica”, e terá foco na história, onde os jogadores assumirão personagens chamados “Proxies”, especializados em explorar “Hollows”, misteriosas dimensões que aparecem pelo título.
Na sinopse do jogo, é possível ter algumas informações sobre seu conteúdo. Ele trará um desastre sobrenatural ainda desconhecido pelos jogadores, que criam dimensões onde vagam monstros misteriosos.
Os usuários farão parte da última civilização urbana que sobreviveu ao ataque, buscando tecnologias para extrair novos recursos que permitam manter a cidade. No entanto, os residentes dos Hollows também se industrializaram, o que acabou por gerar uma tensão crescente entre empresas, gangues e conspiradores.
Dentro dessa temática, os jogadores poderão montar seus personagens seguindo o sistema de RPG, com mecânicas de roguelike e combate fluído. Para fãs de RPG, a ambientação, os personagens e o design do novo jogo podem surpreender, conforme imagens pré-liberadas com o comunicado.
Espera-se que Zenless Zone Zero atinja o mesmo patamar de sucesso que a maior franquia da produtora, Genshin Impact, que gerou US$3 bilhões de receita somente na versão mobile.
O jogo será lançado para dispositivos móveis e PC, sem datas previstas até o momento. Ao contrário de Genshin Impact, a distribuidora poderá focar nas plataformas mais populares em busca de atingir mais públicos.
Zenless Zone Zero ainda não foi confirmado para consoles
Embora o anúncio de Zenless Zone Zero seja recente, a confirmação do jogo saiu apenas para dispositivos móveis e PC, sem previsão para os consoles.
Podem existir alguns motivos para o foco no desenvolvimento de estruturas compatíveis com o mobile, especialmente pela preferência que os usuários vêm apresentando nos últimos anos.
Segundo pesquisa feita pela Kanter IBOPE Media e divulgada por uma matéria especial da Betway Insider, 83% dos gamers brasileiros optam por jogar em smartphones, por conta da acessibilidade e do custo-benefício.
Esses dados, somados ao faturamento que Genshin Impact mobile apresentou, podem ter influenciado a desenvolvedora, que postergou o anúncio para consoles, plataformas convencionais, mas que cederam seu lugar no ranking de popularidade entre os novos gamers.
No entanto, mesmo com a preferência pelos dispositivos móveis, a HoYoverse também anunciou, de antemão, a disponibilidade para PCs também.
Com isso, pode alcançar mais públicos, especialmente jogadores que utilizam essa plataforma pela experiência, maior acesso e visibilidade, e também para produzir conteúdos. Os chamados streamers são parte fundamental do sucesso dos jogos nos últimos anos.
Por exemplo, a categoria de Genshin Impact na plataforma de streaming Twitch possui mais de 4 milhões de seguidores. Atualmente, a Twitch é a maior e mais popular plataforma de streaming.
Em apenas dois meses em 2022, o site chegou a 230 bilhões de horas assistidas, um aumento de quase 5% em relação ao ano passado, conforme informações levantadas pelo site de eSports bets Betway. Ao todo, são mais de 8,6 milhões de criadores de conteúdo ativos mensalmente.
Mesmo assim, a compatibilidade da Twitch é menor com consoles, como PlayStation, sendo mais comum ser associada aos emuladores de PCs.
Isso poderia justificar as preferências da produtora de Zenless Zone Zero em seu anúncio, mas não existem confirmações divulgadas ainda.