Espiral: novo “Jogos Mortais” reina sobre franquia em queda

Lucas Morais
Espiral: novo “Jogos Mortais” reina sobre franquia em queda

Jogos Mortais é uma franquia que já rendeu 9 filmes, tendo sido alavancada em 2004 pelo longa do competente diretor James Wan. De lá para cá, o que vimos foi um completo esgotamento da história, que se repetiu por anos e anos com notável perda de qualidade e aparente redução de orçamento. Espiral: O Legado de Jogos Mortais (Spiral: From the Book of Saw, EUA/Canadá, 2021), que chega aos cinemas do Brasil nesta semana, procura dar novo fôlego à saga de Jigsaw.

Na trama, acompanhamos Zeke Banks (Chris Rock, de Golpe Baixo), detetive policial em completa crise pessoal e profissional. Ele acaba por investigar uma onda de assassinatos que remetem a um admirador do infame serial killer. Porém, a carreira de Rock como comediante lhe coloca como um estranho no ninho na trama, tanto que seu humor insistente não orna com a atmosfera gore.

Samuel L. Jackson (Os Oito Odiados), figura conhecida que também se aventura no suspense, vive Markus Banks, pai de Zeke e comissário de polícia. Jackson segue carismático e seus “motherfucker” dão o ar da graça uma dúzia de vezes. No elenco de apoio, temos Max Minghella (The Handmaid’s Tale) como William Schenk, o parceiro detetive de Zeke, que, de figura quase inóspita, se revela uma surpresa a partir do 2º ato.

A narrativa tem bom desenvolvimento e o desfecho tem andamento orgânico e bem costurado. As engenhocas de tortura estão presentes e cumprem o papel de angustiar o espectador. Já a direção de Darren Lynn Bousman (responsável por Jogos Mortais 2, 3 e 4) é coesa, mostrando que o cineasta conhece bem o universo do assassino em série Jigsaw. James Wan e Leigh Whannell, criadores da série, aparecem como diretores executivos.

No fim, Espiral: O Legado de Jogos Mortais é um filme competente, que busca dar sobrevida para a franquia com uma roupagem diferente e um novo assassino. Enquanto trama, tem sobretudo um desenrolar consistente entre seus atos, o que o dignifica a ser o melhor Jogos Mortais desde original.

Trazido pela Paris Filmes, o longa tem pré-estreias nos cinemas nesta quinta-feira (10) e lançamento oficial em 17 de junho.

Next Post

Pokémon Legends: Arceus tem data de lançamento confirmada

Conforme anúncio oficial da The Pokémon Company International e Nintendo, o game Pokémon Legends: Arceus será lançado em 28 de janeiro de 2022 para Nintendo Switch. A arte da capa, revelada pela primeira vez, mostra a imensidão do Monte Coronet pela antiga região de Sinnoh, onde a história do aguardado […]
Pokémon Legends: Arceus tem data de lançamento confirmada