Lançado em 10 de agosto nos cinemas, Malasartes e O Duelo com a Morte é o longa brasileiro com maior número de cenas construídas digitalmente na história, contabilizando 700 planos com efeitos especiais – o que corresponde a 50% de sua duração. Do diretor Paulo Morelli (Cidade dos Homens), o filme estrelado por Jesuíta Barbosa, Isis Valverde e grande elenco transporta o público de belos cenários rurais até o mundo fantástico onde reina a Morte.
Cheio de seres e paisagens irreais, Malasartes e O Duelo com a Morte tem seu universo mágico creditado à O2 Pós – braço da produtora O2 Filmes dedicado a pós-produção e efeitos visuais –, que mobilizou um time de 100 artistas durante 2 anos. Com orçamento total de R$ 9,5 milhões (sendo R$ 4,5 mi destinados ao trabalho de pós), Malasartes e O Duelo com a Morte traz cenas em que os atores foram construídos digitalmente e outra em que Jesuíta Barbosa contracena com mais de 1 milhão de velas.
“A primeira dificuldade deste trabalho foi o volume de cenas. Além disso, o filme conta com inúmeros elementos de magia produzidos pelo departamento de efeitos especiais. Equalizar essa sequência toda foi um trabalho de composição muito desafiador”, explica Paulo Barcelos, diretor da O2 Pós, sobre o recordista nacional de efeitos visuais.
Confira a sinopse de Malasartes e O Duelo com a Morte:
“Pedro Malasartes (Jesuíta Barbosa, de Amores Roubados) vive de pequenas trapaças e está sempre se safando das situações, mesmo as criadas por ele. Mas terá que enfrentar dois grandes inimigos: Próspero (Milhem Cortaz, de Tropa de Elite), que fará de tudo para impedir que sua irmã Áurea (Isis Valverde, de O Canto da Sereia) namore um sujeito como ele, e a própria Morte encarnada (Júlio Andrade, de Reza a Lenda), que quer tirar férias e enganar Malasartes. Ele ainda terá que lidar com a bruxa Parca Cortadeira (Vera Holtz, de Avenida Brasil) e Esculápio (Leandro Hassum, de Até que a Sorte nos Separe), assistente da Morte. Agora, com personagens deste e do outro mundo se unindo contra ele, Malasartes terá que usar de toda a sua esperteza para sair ileso dessa confusão.”