Lá em 2012, quando Steve Rogers (Chris Evans) perguntou quem era Tony Stark (Robert Downey Jr.) sem sua armadura de Homem de Ferro, ele respondeu: “gênio, playboy e filantropo”. E, não, ninguém aqui vai desmerecer Stark pelos seus feitos no universo Marvel. Afinal, o herói construiu sua salvação quase no leito de morte. Porém, precisamos lembrar que, apesar de toda sua genialidade, o herdeiro das Indústrias Stark teve acesso à educação de primeira e aos meios para realizar seu sonho justamente por ser… bom, o herdeiro das Indústrias Stark.
Voltando para 2025, reencontramos Riri Williams (Dominique Thorne) em Coração de Ferro, a nova série da Marvel Studios no Disney+. A personagem já havia aparecido em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022), mas, agora, é visto longe da guerra entre nações e mais próxima de sua realidade. Assim, vemos a jovem sendo expulsa do MIT por ser pega vendendo trabalhos acadêmicos, o que vai contra a conduta da universidade. No entanto, Riri faz o que faz para pagar suas contas e seguir investindo no aprimoramento de sua armadura e Inteligência Artificial.
Uma armadura para proteger
Em um mundo em que um intelecto privilegiado não é a maior vantagem que se pode ter, a moça pensa em construir um traje de alta tecnologia para pavimentar seu caminho ao sucesso.
Além disso, para ela, uma armadura como a de Stark funciona como uma proteção contra deuses, monstros e vilões, assim como contra seus próprios traumas. Riri carrega a dor de ter perdido seu pai, Gary (LaRoyce Hawkins), e sua melhor amiga, Natalie (Lyric Ross), vítimas de balas perdidas nas ruas de Chicago (EUA).
Por conta das opções limitadas e da tragédia que testemunhou, a protagonista aposta todas as suas fichas no desenvolvimento de sua tecnologia. Para isso, ela se envolve em “trabalhos” duvidosos para a gangue de Parker Robbins (Anthony Ramos), antagonista também conhecido como “O Capuz“. Riri é “contratada” como especialista em hardware, servindo como apoio técnico, sem deixar de empregar o poderio se seu traje.
O que Coração de Ferro promete
Com 3 episódios já lançados e os 3 últimos saindo em 1º de julho, Coração de Ferro parece ser uma das produções recentes mais interessantes da Marvel. Afinal, é uma série com diferentes camadas. Há a vontade de Riri Williams de provar que é capaz de estar à altura do legado de Tony Stark. Além disso, a garota tem de lidar com sua IA, chamada N.A.T.A.L.I.E., que assume a forma de sua amiga morta – o que deve funcionar como uma espécie de terapia.
O envolvimento da jovem com a gangue de Parker também chama atenção por colocar as coisas em perspectiva. Se Stark dava nome às indústrias bilionárias, na realidade de Williams, as megacorporações parecem ainda menos inocentes e, portanto, tirar algo delas pode parecer um “mal menor”. Por fim, a série mantém sob uma cortina de mistério as reais intenções do vilão, deixando claro apenas que ele tem laços com o sobrenatural.