Conheça o Esquadrão Suicida de Arrow

Não é só no cinema que o Esquadrão Suicida (leia aqui a crítica do filme!) roubou a cena, afinal, além de uma breve participação em Smallville, o grupo de vilões reunidos pelo governo norte-americano – através da agência A.R.G.U.S. (Advanced Research Group Uniting Super-Humans) – já é familiar para o público de Arrow. Acumulando dois episódios temáticos, citações e diversas passagens de seus personagens nas quatro temporadas da série do Arqueiro Verde, os “piores heróis da história” se destacaram pela forma cativante com que foram retratados, importância assumida nas tramas e pela fidelidade às histórias em quadrinhos.

Esquadrão-Suicida-Arrow-1

Foto promocional do primeiro Esquadrão Suicida, formado por Tigre de Bronze, Estilhaço, Amanda Waller, Pistoleiro, Lyla Michaels e John Diggle. (Foto: The CW)

Deste modo, a primeira aparição do Esquadrão Suicida ocorreu no décimo sexto capítulo da segunda temporada, intitulado Suicide Squad, no qual são mencionados John Ostrander, o quadrinista que reativou o bando na saga Lendas, de 1986, e o Qurac, país em que a equipe realiza uma missão nas edições iniciais de sua série de gibis, lançada em 1987. Com o mercenário Pistoleiro (Michael Rowe, de Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível), Tigre de Bronze (Michael Jai White, de Spawn – O Soldado do Inferno) e Estilhaço (Sean Maher, de Batman: Sangue Ruim), o time homenageou a formação clássica da Força-Tarefa X.

Esquadrão-Suicida-Arrow-2

Floyd Lawton/Pistoleiro e Ben Turner/Tigre de Bronze, são membros da formação clássica do Esquadrão Suicida. (Foto: The CW)

Debutando no seriado, o grupo foi convocado por Amanda Waller (Cynthia Addai-Robinson, de Spartacus) para ajudar a agente da A.R.G.U.S. Lyla Michaels (Audrey Marie Anderson, de The Walking Dead) e John Diggle (David Ramsey, de Blue Bloods) a evitar que uma arma química chegasse ao mercado negro. Posteriormente, na mesma temporada, em Unthinkable, os malfeitores com uma bomba na cabeça são acionados por Diggle e Lyla para abortar os planos de Waller de explodir Starling City com o Exterminador (Manu Bennett, de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos) e seus soldados injetados com mirakuru (substância que dá força sobre-humana).

Arrow -- "Unthinkable" -- Image AR223a_ 0327b-- Pictured: Cynthia Addai-Robinson as Amanda Waller -- Photo: Cate Cameron/The CW -- © 2014 The CW Network, LLC. All Rights Reserved.

Fria e manipuladora, Amanda Waller tem sua primeira aparição no episódio Keep Your Enemies Closer, o sexto da segunda temporada, e possui ligação com o passado de Oliver Queen/Arqueiro Verde.(Foto: Cate Cameron/The CW)

Já em Suicidal Tendencies, o 17º episódio da terceira temporada, o Esquadrão Suicida ressurge diferente, somente com Pistoleiro e Cúpido (Amy Gumenick, de Supernatural) – arqueira que estreia em Guilty e estrela Draw Back Your Bow. Fazendo uma citação ao Coronel Rick Flag (militar incumbido de liderar a equipe nos quadrinhos), o capítulo leva a dupla junto de Lyla e Diggle para salvar o senador dos EUA de um ataque terrorista na República de Kasnia. Na história, há a abordagem do desejo que o Pistoleiro tem de morrer, um tema que é mais aprofundado no gibi sobre suas origens, com roteiro de Ostrander e arte de Luke McDonnell, de 1988.

Arrow -- "Lone Gunman" -- Image AR103b_0320b. Pictured: Michael Rowe as Deadshot -- Photo: Michael Courtney/The CW -- ©2012 The CW Network. All Rights Reserved.

Em Arrow, o Pistoleiro é cativante e complexo como nos quadrinhos. O atirador também tem ligação com uma tragédia no passado de John Diggle. (Foto: Michael Courtney/The CW)

Infelizmente, segundo a atriz Willa Holland, que dá vida à Thea Queen, a utilização do Esquadrão Suicida no cinema fez com que a DC Comics vetasse o time de vilões na TV, culminando no assassinato de Amanda Waller em A.W.O.L., na recente quarta temporada. Diante da proibição, Arrow não pôde explorar a personagem da Arlequina, cuja aparição rápida aconteceu no capítulo Suicide Squad e jamais teve qualquer sequência – embora os boatos fossem de que o programa tivesse grandes planos para a enlouquecida Harley Quinn (interpretada por Cassidy Alexa, mas com a voz de Tara Strong, de Batman: A Piada Mortal).

Esquadrão-Suicida-Arrow-7

Apesar de não ter seu nome falado oficialmente, Arlequina está presa na sede da A.R.G.U.S., se apresenta como uma terapeuta formada e parece estar usando uma camisa de força. (Foto: The CW)

Entretanto, figuras com algum histórico nas HQs do Esquadrão Suicida continuam surgindo em Arrow, exemplos são Capitão Bumerangue (Nick E. Tarabay, de Believe) – no crossover com The Flash –, Conde Vertigo e Dudley Soames. Compartilhando o mesmo universo, o seriado do Velocista Escarlate, em duas temporadas, também traz as participações de Tubarão-Rei, Plastique e do Rei Relógio.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.