Imagine um acervo com mais de 25 mil episódios de animes e outros materiais asiáticos, somando cerca de 15 mil horas de entretenimento. Esta é a plataforma Crunchyroll, que começou a funcionar no Brasil em 2012 e já acumula fãs. Expondo em um estande próprio no Anime Friends 2016, a Crunchyroll foi uma das principais atrações do mais tradicional festival de cultura pop da América Latina e, durante uma entrevista com a reportagem do Boletim Nerd, suas representantes apresentaram o serviço de streaming e as novidades da programação.
Disponível para Android, iOS, Windows Phone, PS4, PS3, PS Vita, Xbox One, Xbox 360, Chromecast, Apple TV, PC e televisões conectadas à internet, a Crunchyroll oferece ao público aproximadamente 400 títulos de séries de anime, transmitindo somente conteúdo licenciado. Além disso, a plataforma permite que os telespectadores acompanhem seus programas favoritos junto à TV oriental. “Os animes chegam legendados em português até duas horas depois da exibição no Japão”, disse a tradutora Aline Kachel Araújo.
Uma saída contra a pirataria, a Crunchyroll tem assinaturas por R$ 14,99, nas quais os clientes podem assistir a animes em alta definição (1080p e 720p), obter descontos em produtos oficiais na Loja Crunchyroll, ganhar brindes em eventos e algumas outras vantagens. Durante o Anime Friends deste ano, os clientes dos planos Premium ganharam pôsteres, enquanto os outros visitantes do espaço receberam pulseiras e também puderam se cadastrar no serviço de streaming (inclusive para um período de teste com 14 dias gratuitos).
Promovendo a Crunchyroll na convenção pop, que aconteceu em São Paulo, a cosplayer Shermie destacou Jojo’s Bizarre e Re: Zero como as principais novidades da programação atualmente. Entretanto, para os fãs de clássicos, títulos como Os Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, Naruto, Digimon e One Piece (estes dois últimos foram exibidos enquanto o Boletim Nerd esteve no estande da Crunchyroll) integram o catálogo da plataforma. Curiosamentes, a Crunchyroll ainda possui alguns “doramas” (as novelas japonesas) em sua grade.
Oferecendo uma fonte oficial de animes a preços acessíveis, sorteio de prêmios na Crunchybox e um sistema de busca por atrações ágil e fácil, a Crunchyroll chegou ao Brasil.