Como Treinar o Seu Dragão fez parte da infância de muitas pessoas. Se você não estava em uma caverna de dragão, já deve saber do retorno em uma versão live-action, que gerou grande expectativa e promete atrair a atenção do público em sua estreia, marcada para 12 de junho deste ano.
Ao longo dos 15 anos desde a estreia do primeiro filme, Como Treinar o Seu Dragão expandiu-se para além dos cinemas, ganhando livros, especiais, séries e diversos videogames.
Reunimos os principais — e também os mais curiosos — jogos baseados na franquia, que colocaram Soluço, Banguela, Astrid e outros moradores de Berk nas telas e controles ao redor do mundo.

1. Como Treinar o Seu Dragão (2010)
O primeiro game baseado no filme Como Treinar o seu Dragão foi desenvolvido pelo extinto estúdio Étranges Libellules, responsável por jogos da série Asterix e Obelix e por The Legend of Spyro: Dawn of the Dragon. A publicação ficou por conta da veterana Activision, que lançou o título em 23 de março de 2010 para PlayStation 3, Nintendo Wii, Nintendo DS e Xbox 360.
Era comum que jogos baseados em filmes — especialmente animações — fossem lançados próximos à estreia nos cinemas. Neste caso, tanto o filme quanto o game de Como Treinar o Seu Dragão foram lançados na mesma semana.
O jogo de ação e aventura se passa após os eventos do filme, permitindo ao jogador escolher entre Soluço ou Astrid. Como Treinar o seu Dragão apresenta elementos de RPG e permite personalizar seu próprio dragão. Já a jogabilidade é centrada em minigames e batalhas entre dragões.
2. DreamWorks Super Star Kartz (2011)
Um ano depois, a Activision publicaria o último jogo da série em parceria com a DreamWorks, estamos falando de DreamWorks Super Star Kartz. O título foi lançado em 15 de novembro de 2011 para PlayStation 3, Nintendo DS, Nintendo 3DS e Xbox 360.
Apesar de não ser um jogo exclusivamente de Como Treinar o Seu Dragão, o game de kart incluía Soluço e Banguela, além de personagens de Madagascar, Shrek e Monstros vs. Alienígenas.
Não há muitos segredos neste jogo: trata-se do clássico modelo consagrado por Mario Kart, mas com personagens como Shrek, Rei Julien e Blob. A única coisa que não faz sentido no game é ver o Banguela dirigindo um kart.
3. Dragons: TapDragonDrop (2012)
Em 2012, a franquia Como Treinar o seu Dragão chegava aos dispositivos móveis, mais especificamente aos aparelhos da Apple disponíveis na época.
Dragons: TapDragonDrop consistia em resgatar ovelhas com a ajuda das habilidades do Banguela. O dragão movia itens pesados, como pedras e troncos, queimava obstáculos e rugia para guiar os rebanhos pelos cenários 2D em Berk.
No fim do dia, Dragons: TapDragonDrop nada mais era que um jogo de quebra-cabeças com uma ‘skin’ da franquia da DreamWorks.
4. Dragons: Wild Skies (2012)
Ainda em 2012, Como Treinar o Seu Dragão acabou ganhando um espaço no site de jogos da Cartoon Network, canal de TV em que a série Pilotos de Berk, derivada do filme, foi ao ar.
Dragons: Wild Skies era um jogo 3D de navegador, no qual os jogadores podiam treinar e voar com dragões conhecidos da saga, além daqueles apresentados na série animada. A jogabilidade era centrada em diversos minigames.
Alguns fóruns relatam que o game parou de receber atualizações após a descontinuação de Pilotos de Berk, com os servidores sendo definitivamente encerrados em 2020. Também há fãs que tentam trazer o jogo de volta à vida em comunidades como o Reddit.
5. School of Dragons (2013)
Outra aventura 3D baseada na franquia Como Treinar o Seu Dragão foi School of Dragons, que apresentava uma proposta um pouco diferente. O jogo era um MMO educativo que tinha como foco trazer uma maior interação com o treinamento de dragões e ensinar a ciência por trás deles.
School of Dragons foi lançado inicialmente em julho de 2013, um mês após a estreia de Como Treinar o seu Dragão 2 nas telonas. O título chegou para diversas plataformas, entre elas navegador, Facebook, Android e iOS. Os servidores do jogo foram encerrados em junho de 2023, quase dez anos após o lançamento.
6. Dragons Adventures (2014)
Dragons Adventures foi um jogo de Realidade Aumentada lançado em 2014, exclusivamente para tablets Nokia Lumia 2520 com sistema operacional Windows.
O título utilizava realidade aumentada para transformar mapas e trajetos no mundo de Berk, de forma semelhante ao que vimos em Pokémon GO, Pikmin Bloom e Monster Hunter Now. A ideia era que as crianças jogassem no carro, enquanto iam para a escola ou passeavam com os pais.
Na gameplay os jogadores coletavam itens e novos dragões, além de completar desafios durante as rotas.
7. Dragons: Rise of Berk (2014)
Partindo para um estilo de jogo diferente dos demais títulos da franquia, Dragons: Rise of Berk é um jogo de simulação e estratégia, mais especificamente no estilo city building.
O game foi lançado exclusivamente para dispositivos móveis em 2014 e se assemelha bastante a títulos como Dragon City e Dragon Mania: A Lenda. O desenvolvimento ficou a cargo da empresa canadense Ludia, que retornaria anos mais tarde à franquia.
Os jogadores precisavam construir sua própria Berk, por meio da coleta, treinamento e batalhas com diversos tipos de dragões.
8. Como Treinar o Seu Dragão 2
A sequência Como Treinar o Seu Dragão 2 também ganhou um jogo um ano após sua estreia. O título de ação e aventura foi desenvolvido pela Little Orbit, estúdio que trabalhou em diversos jogos licenciados de marcas como Disney, Monster High e, claro, DreamWorks.
O jogo envolvia treinar e voar com dragões para participar de torneios de corrida — aquela velha história de passar por aros no céu. Entre uma competição e outra, os jogadores participavam de outras atividades.
Apesar do ano, o jogo foi lançado para a sétima geração de consoles (Xbox 360, Wii e PS3), além do Nintendo 3DS e do Wii U.
9. Dragons: Titan Uprising (2019)
Em 2019, a desenvolvedora canadense Ludia retornou à franquia Como Treinar o Seu Dragão, lançando o jogo mobile Dragons: Titan Uprising.
Dessa vez, em vez de ser um gerenciador de cidade nos moldes de Dragon City, Titan Uprising apresenta um estilo de jogo do tipo puzzle “match-three” — aquele em que se juntam três elementos da mesma cor ou forma para pontuar — basta pensar em Candy Crush, Puyo Puyo ou Pokémon Shuffle. O jogo também conta com mecânicas de combate integradas aos quebra-cabeças.
Dragons: Titan Uprising chegou no mesmo ano que Como Treinar o Seu Dragão 3.
10. Dragons: Dawn of New Riders (2019)
No mesmo ano de Titan Uprising, também tivemos o lançamento de Dragons: Dawn of New Riders. Dessa vez, a franquia voltou aos consoles de mesa em um jogo de aventura e exploração isométrico, com elementos de quebra-cabeça.
O mais curioso é que o jogo foi desenvolvido pela Climax Studios, que pode não ser tão conhecida, mas participou do desenvolvimento de diversos títulos recentes famosos, como Returnal, Age of Empires IV e Mafia: Definitive Edition.
Voltando a Dragons: Dawn of New Riders, o título foi lançado para PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One — o game ainda pode ser adquirido.
11. Dragons: Legends of the Nine Realms (2022)
Seguindo Dawn of New Riders, Dragons: Legends of the Nine Realms é o jogo de console mais recente de Como Treinar o Seu Dragão, trazendo uma jogabilidade muito similar à do título de 2019.
Desta vez, a adaptação parte da série intitulada Dragões: Nove Reinos, que se passa em um mundo contemporâneo ao nosso, com novos personagens e dragões. Dragons: Legends of the Nine Realms é o primeiro título da franquia lançado para a nova geração de consoles.
O título está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.
12. Dreamworks All-Star Kart Racing
Soluço e Astrid retornam a um jogo de corrida após 12 anos do lançamento de DreamWorks Super Star Kartz.
DreamWorks All-Star Kart Racing traz personagens de diversas franquias da empresa, incluindo Trolls, Shrek, Kung Fu Panda e Como Treinar o seu Dragão. O jogo foi lançado em 2023 para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S, e foi recebido de forma mista pela crítica.
DreamWorks All-Star Kart Racing acompanhou uma onda de novos jogos licenciados no estilo kart, lançado próximo a títulos como Disney Speedstorm, Nickelodeon Kart Racers 3: Slime Speedway e do já anunciado Garfield Kart 2 – All You Can Drift.