Uma das principais atrações da Netflix nos últimos tempos, Cobra Kai – a sequência de Karatê Kid – teve sua 4ª temporada disponibilizada durante a virada de ano, sendo aguardada com muita ansiedade pelos fãs. Afinal, após o gancho da season finale anterior, agora veríamos Johnny Lawrence (William Zabka) e Daniel LaRusso (Ralph Macchio) tendo que trabalhar juntos para derrotar um inimigo em comum, John Kreese (Martin Kove), e assim selar a paz na vizinhança.
Adotando a alcunha de “Presas de Águia”, o dojô de Lawrence se encontra forçado a treinar em parceria com os discípulos do Miyagi-Do no espaço em que LaRusso aprendeu todas as lições sobre caratê com o senhor Miyagi (saudoso Pat Morita). Porém, o clima anda tenso entre as duas turmas de alunos e ainda mais complicado entre os dois senseis. Para completar, Lawrence e LaRusso decidem treinar os adolescentes nos dois estilos, o que resulta em tretas e cenas de ciúmes.
No núcleo jovem, o momento é conturbado para Sam LaRusso (Mary Mouser), que perdeu a autoconfiança e lida com uma guerra em particular com Tory Nichols (Peyton List), e Miguel Diaz (Xolo Maridueña), fascinado pelo Miyagi-Do e o estilo de vida de Daniel LaRusso e cada vez mais distante de seu antigo sensei. Todas essas perturbações ditam o ritmo da trama e se desenvolvem até os instantes finais da temporada. O resultado disso é surpreendente.
Ninho de cobras
Como de costume, os showrunners Josh Heald (A Ressaca), Jon Hurwitz (American Pie: O Reencontro) e Hayden Schlossberg (Madrugada Muito Louca) trazem outro personagem importante da quadrilogia de filmes. Isto é, Terry Silver (Thomas Ian Griffith). No enredo, o vilão de Karatê Kid 3: O Desafio Final reaparece levando uma vida chique longe dos tatames, mas é convencido por Kreese a voltar para o Cobra Kai na luta contra LaRusso/Lawrence.
É claro que o nível de toxicidade da dupla contamina os alunos, despertando comportamentos ainda mais agressivos entre a garotada. Um retrato necessário para debate é o arco do novato Kenny Payne (Dallas Young, de The Big Show Show). De oprimido pelo filho caçula de LaRusso, o menino acaba estimulado a se tornar o valentão de sua classe, em vez de procurar soluções pacíficas para o desentendimento. Aqui, o programa explora os eventos do cyberbullying.
Entretenimento com algo a dizer, a quarta temporada de Cobra Kai diverte, emociona e consegue se reinventar tomando caminhos inesperados sem esquecer de sua origem.